1
resposta

Erro genérico acontecendo

Estou tendo o seguinte erro ao cadastrar um livro. "Establishing SSL connection without server's identity verification is not recommended. According to MySQL 5.5.45+, 5.6.26+ and 5.7.6+ requirements SSL connection must be established by default if explicit option isn't set. For compliance with existing applications not using SSL the verifyServerCertificate property is set to 'false'. You need either to explicitly disable SSL by setting useSSL=false, or set useSSL=true and provide truststore for server certificate verification".

1 resposta

Olá William.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Esse erro ocorre quando você está tentando estabelecer uma conexão SSL com o servidor MySQL, mas a verificação da identidade do servidor não está sendo feita corretamente.

Existem duas opções para resolver esse problema:

1. Desabilitar a conexão SSL: você pode fazer isso definindo a opção "useSSL" como "false" no seu código de conexão com o banco de dados. Por exemplo:
String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/seu_banco_de_dados?useSSL=false";
  1. Habilitar a conexão SSL corretamente: se você precisa de uma conexão segura com o servidor, você pode definir a opção "useSSL" como "true" e fornecer um truststore para a verificação do certificado do servidor. O truststore é um arquivo que contém os certificados confiáveis para a verificação do servidor. Você pode criar um truststore usando o utilitário "keytool" do Java. Por exemplo:
String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/seu_banco_de_dados?useSSL=true&trustCertificateKeyStoreFile=/caminho/para/o/truststore";

Certifique-se de substituir "/caminho/para/o/truststore" pelo caminho correto para o seu truststore.

Espero que isso ajude a resolver o seu problema! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!