1
resposta

Erro? Formato de parâmetros incorreto -

Às vezes baixo um app do git hub ou baixo a pasta completa aqui na Alura, como o projeto completo da Aula 5, e ele me retorna "Formato de par�metros incorreto -", abaixo, mas o app é renderizado e funciona perfeitamente.

Qual poderia ser a causa? Poderia ocasionar algum outro problema em outra situação?

Launching lib\main.dart on sdk gphone x86 in debug mode... Formato de par�metros incorreto - √ Built build\app\outputs\flutter-apk\app-debug.apk. I/flutter_curso_(24928): Late-enabling -Xcheck:jni I/flutter_curso_(24928): Unquickening 12 vdex files! W/flutter_curso_(24928): Unexpected CPU variant for X86 using defaults: x86 I/flutter_curso_(24928): The ClassLoaderContext is a special shared library. W/flutter_curso_1(24928): type=1400 audit(0.0:2791): avc: denied { read } for name="max_map_count" dev="proc" ino=464481 scontext=u:r:untrusted_app:s0:c168,c256,c512,c768 tcontext=u:object_r:proc_max_map_count:s0 tclass=file permissive=0 app=com.example.alura_flutter_curso_1 W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden method Landroid/view/accessibility/AccessibilityNodeInfo;->getSourceNodeId()J (greylist,test-api, reflection, allowed) W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden method Landroid/view/accessibility/AccessibilityRecord;->getSourceNodeId()J (greylist, reflection, allowed) W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden field Landroid/view/accessibility/AccessibilityNodeInfo;->mChildNodeIds:Landroid/util/LongArray; (greylist, reflection, allowed) W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden method Landroid/util/LongArray;->get(I)J (greylist, reflection, allowed) W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden method Landroid/app/ActivityThread;->currentActivityThread()Landroid/app/ActivityThread; (greylist, linking, allowed) W/flutter_curso_(24928): Accessing hidden method Landroid/app/ActivityThread;->getActivity(Landroid/os/IBinder;)Landroid/app/Activity; (greylist, linking, allowed) Connecting to VM Service at ....

Após aberto, se eu der um hot reload ou restart reload, logo após, também não indica nenhum problema. "Restarted application in 753ms. Reloaded 0 libraries in 188ms (compile: 6 ms, reload: 0 ms, reassemble: 146 ms). Reloaded 0 libraries in 109ms (compile: 6 ms, reload: 0 ms, reassemble: 65 ms). "

Quando eu abro o arquivo salvo pela primeira vez, eu vou no arquivo pubspec.yaml e recarrego ele para ativar e depois clico em Run.

Estou esquecendo de algo? Pode ser referente a esse "1 problem in this file"? (prints abaixo) Me esqueci sobre como identificar, pois não vejo nada vermelho na barra lateral e também sou daltônico, para ajudar, rs. Ou seria apenas um warning?

print main.dartprint tela_inicial.dart

1 resposta

Olá, Julio!

Pelo que você descreveu e pelas mensagens de log, parece que o aviso "Formato de parâmetros incorreto -" não está impedindo o aplicativo de funcionar corretamente. Essa mensagem pode ser um aviso menor ou algum problema de configuração que não está afetando a execução do seu app.

Quanto ao "1 problem in this file" que você mencionou, isso indica que o editor de código detectou algo que pode ser um erro ou um aviso no arquivo em questão. Como você mencionou ser daltônico e ter dificuldades para identificar as indicações visuais de erro, sugiro que você utilize a lista de problemas (geralmente na parte inferior do editor de código) para navegar diretamente até o problema. No Visual Studio Code, por exemplo, você pode acessar a aba "PROBLEMS" para ver uma lista de todos os problemas identificados nos arquivos abertos.

Para garantir que você não está esquecendo de nada ao abrir o projeto pela primeira vez, aqui estão os passos que você deve seguir:

  1. Abra o arquivo pubspec.yaml.
  2. Execute o comando flutter pub get para garantir que todas as dependências estão instaladas corretamente. Isso pode ser feito diretamente no terminal ou utilizando algum atalho ou botão fornecido pelo editor de código.
  3. Execute o aplicativo com o comando flutter run ou utilizando a interface do editor de código.

Se o problema persistir, pode ser útil verificar se há alguma configuração específica do projeto que precisa ser ajustada ou se há alguma atualização disponível para o Flutter ou para as dependências do projeto que possa resolver o aviso.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software