No exercício de mostrar data, estou recebendo o seguinte erro ao executar o script:
'■e' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
O que pode ser?
No exercício de mostrar data, estou recebendo o seguinte erro ao executar o script:
'■e' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
O que pode ser?
Olá Cassiano, tudo bem com você?
Esse erro é apresentado quando tentando executar um script com um comando não reconhecido pelo prompt de comando;
Na imagem acima podemos ver o mesmo erro após a tentativa de executar um comando inválido.
Na atividade da aula é pedido para criarmos um script que apresente a hora e data atual.
echo %time%
echo %date%
Para criarmos esse script utilizando o prompt de comando devemos trabalhar com a seguinte sintaxe.
echo echo ^%^time^%^ > hora.bat
Esse primeiro comando irá criar um arquivo com o nome hora.bat contendo o script para retornar a hora.
Note que foi necessário repetirmos o comando echo, pois, na segunda ocorrência dele, informamos para o prompt o texto que deve ser impresso no arquivo. Nesta mesma linha do script, temos também o uso do circunflexo (^), que diz para o prompt interpretar a sintaxe %date% como texto e não como comando a ser executado. Caso ele não seja utilizado, o que será salvo no arquivo hora.bat será a hora em que o arquivo foi criado, gerando dessa forma o erro de comando desconhecido quando executarmos o arquivo .bat
Para finalizarmos e adicionarmos um segundo comando no nosso script devemos usar o seguinte comando no prompt.
echo echo ^%^date^%^ >> hora.bat
Com esse comando vamos está adicionando uma segunda linha no nosso script que retornará a data atual. Nesse momento vamos ter o seguinte script:
echo %time%
echo %date%
Agora podemos executar o script com o comando:
hora.bat
Espero que tenha ajudado e estou à disposição.