Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro error:0308010C:digital envelope routines::unsupported

Olá!

Já realizei o curso e quis voltar para consultar o material e criar um novo projeto. Consigo criar a aplicação com npx normalmente, porém, quando executo npm start, recebo o seguinte erro:

Error: error:0308010C:digital envelope routines::unsupported
    at new Hash (node:internal/crypto/hash:71:19)
    at Object.createHash (node:crypto:133:10)
    at module.exports (C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\webpack\lib\util\createHash.js:90:53)
    at NormalModule._initBuildHash (C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\webpack\lib\NormalModule.js:386:16)
    at C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\webpack\lib\NormalModule.js:418:10
    at C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\webpack\lib\NormalModule.js:293:13
    at C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\loader-runner\lib\LoaderRunner.js:367:11
    at C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\loader-runner\lib\LoaderRunner.js:233:18
    at context.callback (C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\loader-runner\lib\LoaderRunner.js:111:13)
    at C:\Sistemas\PESSOAL\f1forfans\node_modules\babel-loader\lib\index.js:51:103 {
  opensslErrorStack: [ 'error:03000086:digital envelope routines::initialization error' ],
  library: 'digital envelope routines',
  reason: 'unsupported',
  code: 'ERR_OSSL_EVP_UNSUPPORTED'
}

Meu Node está na versão 18.13.0 Não entendi o motivo do erro porque não mudei de computador nem as configurações dele, e antes conseguia rodar os projetos normalmente com o npm start. Dessa vez recebo o erro relatado e a conexão é recusada. Desde já agradeço.

2 respostas
solução!

Olá Eduardo, tudo bem contigo?

O erro que você está recebendo parece ser relacionado à criptografia do OpenSSL. A mensagem de erro indica um problema nas rotinas de envelope digital e menciona que a razão é "não suportada" (unsupported).

Uma possível solução para esse problema é atualizar o OpenSSL para uma versão mais recente. O OpenSSL é uma biblioteca utilizada por várias ferramentas e pacotes relacionados à criptografia, e atualizar a versão pode corrigir problemas de compatibilidade.

Você pode tentar os seguintes passos para atualizar o OpenSSL:

• Atualize o Node.js: Verifique se você está usando a versão mais recente do Node.js, que pode incluir uma versão atualizada do OpenSSL. Acesse o site oficial do Node.js e baixe a versão mais recente.

• Atualize o pacote OpenSSL separadamente: Se atualizar o Node.js não resolver o problema, você pode tentar atualizar o pacote OpenSSL separadamente. Isso pode ser feito instalando a versão mais recente do pacote OpenSSL no seu sistema operacional. O processo para atualizar o OpenSSL pode variar dependendo do sistema operacional que você está usando.

• Verifique as configurações do ambiente: Verifique se as configurações do ambiente do seu sistema estão corretas. Por exemplo, se você estiver usando o Windows, verifique as variáveis de ambiente relacionadas ao OpenSSL para garantir que elas estejam configuradas corretamente.

Lembrando que, se você não estiver familiarizado com a atualização do OpenSSL ou com as configurações do ambiente eu deixarei um conteúdo abaixo que fala sobre isso:

Espero que isso ajude a resolver o problema com o OpenSSL. Se o erro persistir, pode ser útil fornecer mais informações sobre o ambiente em que você está executando o projeto (sistema operacional, versões das dependências relevantes, etc.) para que seja possível fornecer orientações mais específicas.

Além disso, pode ser útil verificar se todas as dependências do seu projeto estão instaladas corretamente. Você pode tentar executar o comando npm install -g npm-check-updates para atualizar todas as dependências necessárias para a aplicação.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a resolver o problema. Qualquer dúvida, estarei à disposição!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Renan, tudo bem, e você?

Obrigado pelo breve retorno!

Consegui resolver o problema.

Atualizei o node.js e suas dependências, porém, isso não funcionou.

Sendo assim, fui para a alternativa do OpenSSL, que para mim foi bem estranha, mas resolveu.

Não atualizei o OpenSSL porque nem tinha instalado na minha máquina. O estranho foi que antes o projeto iniciava sem esse problema.

Para instalar o OpenSSL eu precisei instalar também a ferramenta MSYS2, que permitiu executar os comandos do OpenSSL e instalá-lo, visto que o Windows não reconheceu os comandos deste.

Depois de instalado eu consegui rodar o projeto.

Com isto, encerro o tópico.

Obrigado pela atenção!

Abraço, Eduardo