Importei os arquivos do curso "Java e JDBC" para o meu eclipse e na primeira vez que coloquei para rodar ele apareceu esse erro (antes de qualquer alteração do codigo original) Alguém poderia me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Importei os arquivos do curso "Java e JDBC" para o meu eclipse e na primeira vez que coloquei para rodar ele apareceu esse erro (antes de qualquer alteração do codigo original) Alguém poderia me ajudar?
Olá, Pablo!
Pela sua descrição e pela imagem que você compartilhou, parece que o erro que você está enfrentando é um ClassNotFoundException. Isso geralmente ocorre quando o JVM (Java Virtual Machine) não consegue encontrar a classe que você está tentando usar em seu código.
No caso do seu projeto "Java e JDBC", o erro está ocorrendo porque a classe com.mysql.jdbc.Driver não foi encontrada. Isso pode ser devido a algumas razões:
O driver JDBC do MySQL não está no seu classpath: Certifique-se de que o arquivo JAR do driver JDBC do MySQL (geralmente chamado mysql-connector-java-version-bin.jar) está no classpath do seu projeto. Você pode adicionar esse JAR ao classpath do seu projeto no Eclipse, clicando com o botão direito no seu projeto -> Propriedades -> Java Build Path -> Libraries -> Add External JARs.
Você está usando uma versão desatualizada do driver JDBC do MySQL: A classe com.mysql.jdbc.Driver está obsoleta desde a versão 8.0 do MySQL. Se você estiver usando a versão 8.0 ou posterior do MySQL, você deve usar a classe com.mysql.cj.jdbc.Driver em vez disso. Portanto, se esse for o caso, você deve alterar o seu código para usar a nova classe.
Por exemplo, se o seu código atual é algo como:
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
Você deve alterar para:
Class.forName("com.mysql.cj.jdbc.Driver");
Espero ter ajudado e bons estudos!