3
respostas

Erro E-mail Destinatário

Olá diferente da aula, minha versão consta no dinâmico como "e-mail do usuário" e não "e-mail destinatário", ao realizar teste, não traz o campo pra eu incluir qual endereço eletrônico desejo enviar o e-mail.

Apresenta o seguinte erro:

Falha na ação 'Enviar_um_email_(V2)': The 'inputs.parameters' of workflow operation 'Enviar_um_email_(V2)' of type 'OpenApiConnection' is not valid. Error details: Input parameter 'emailMessage/To' is required to be of type 'String/email'. The runtime value '"bWF1cmljaW8tbW9yYWlzLmJlemVycmFAaXRhdS11bmliYW5jby5jb20uYnI="' to be converted doesn't have the expected format 'string/email'.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá Mauricio.
Você provavelmente está utilizando um campo de entrada do tipo “usuário” ao criar o gatilho manual (Manual trigger) e selecionou o tipo “User” ao invés de “Text” para o campo de e-mail.
Isso faz com que o Power Automate espere um objeto de usuário do Microsoft 365, não uma string de e-mail.
Por isso o erro ao tentar enviar o e-mail com esse valor.
O texto "bWF1cmljaW8tbW9yYWlzLmJlemVycmFA..." é uma string codificada em Base64, que representa um objeto de usuário, e não um endereço de e-mail simples.

Como resolver:

• Clique no gatilho “Quando um fluxo for iniciado manualmente” (trigger manual).
  • Localize o campo onde você adicionou “e-mail do usuário”.
  • Exclua esse campo.
  • Clique em “+ Adicionar uma entrada”.
  • Escolha “Texto” (e não “Usuário”).
  • Nomeie como, por exemplo, emailDestinatario.
  • Vá até a ação de envio de e-mail.
  • No campo Para, selecione a nova entrada de texto criada (emailDestinatario).
  • Salve o fluxo.

Agora, ao iniciar o fluxo manualmente, você poderá digitar o endereço de e-mail normalmente, e ele será aceito como uma string válida no formato usuario@dominio.com.
O erro deixará de ocorrer, e o e-mail será enviado com sucesso para o endereço digitado.
Testa ai e avisa se deu certo.
Qualquer duvida comente ai.
Bons estudos.

Olá Ronaldo, como vai?

Não tem essa opção "adicionar uma entrada", ou não estou sabendo achar:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ola amigo.
No gatilho manual do Power Automate, a opção “+ Adicionar uma entrada” realmente fica meio escondida.
Abra o Power Automate e edite seu fluxo.
Clique no bloco do gatilho inicial : “Quando um fluxo for iniciado manualmente”.
Dentro desse bloco, logo abaixo do nome do gatilho, aparece um botão chamado “+ Adicionar uma entrada” (às vezes só aparece quando você passa o mouse embaixo do gatilho).
Clicando nele, vai abrir uma lista com os tipos de entrada possíveis:

• Texto
  • Arquivo
  • Número
  • Sim/Não
  • Usuário
  • etc.

Escolha Texto.
Dê um nome, por exemplo: emailDestinatario.
Espero que agora de certo.
Bons estudos.