Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro de validação quando é a data atual (Resolvido)

Deu erro quando é mesma data. Data digitada: 26/08/2021 Data Atual: 26/08/2021 11:00

Convertida a data digitada fica: 26/08/2021 00:00 Por isso ela é menor que a data atual e aciona o erro.

Então alterei o código para adicionar a hora atual na requisição do cliente, fiz dessa forma: de : const data = moment(atendimento.data, 'DD/MM/YYYY').format('YYYY-MM-DD HH:mm:ss') //Recebe a data em um formato e converte para outro (de gravação)

para: var data = moment(atendimento.data, 'DD/MM/YYYY').format('YYYY-MM-DD') //Recebe a data em um formato e converte para outro (de gravação)

const hora = moment(dataCriacao).format('HH:mm:ss') //Pega a hora capturada data = data + ' ' + hora // Adiciona a data para a hora do cliente

Se tiver uma solução com menos código me avisem.

Observações: Deu um erro interessante quando tentei alterar uma 'const' e tive que trocar por 'var'. Apesar de um texto concatenado ele considera que isso é uma data real. (Pra mim que estou acostumado com outras linguagens é novidade)

Sempre deixam uns errinhos de digitação, é de propósito né?

2 respostas
solução!

Boa tarde Davi, tudo certo?

Muito obrigado por compartilhar conosco uma parte do seu processo de aprendizado e linha de pensamento. Estudar em comunidade é uma ótima forma de fixarmos o nosso conhecimento e, de quebra, ainda ajuda as outras pessoas ao redor.

Na verdade esses erros não são propositais, apenas falhas que realmente passam despercebidas durante o processo de criação de conteúdo, dado que existe um fluxo de informação muito grande e que, inevitavelmente, chegam até a publicação para os alunos. Mas com tópicos como este vamos ficando cientes e fazendo correções de acordo, então muito obrigado.

Uma sugestão que dou para projetos do tipo é trocar a biblioteca de datas usada no curso (moment) por uma mais atual, como a day.js ou date-fns. Dado que a biblioteca moment entrou em modo manutenção após o lançamento do curso e tem alguns bugs que não serão corrigidos, além dessas alternativas terem um uso mais simples e consistente.

Sobre a diferença entre os tipos de variáveis, temos um artigo explicando o funcionamento e diferenças entre elas, acho que vale a lida.

Então muito obrigado pelo feedback e continue assim. Bons estudos!

Caso este post tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Muito show pessoal, obrigado por compartilharem o conhecimento!