Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Erro de Sintaxe

Olá, pessoal! O comando cd c:\python não está sendo aceito pelo console do interpretador do próprio Python. Está dando erro de sintaxe. O que deve estar acontecendo? No prompt do Windows tudo ocorre normalmente. Um abraço!

8 respostas

Olá.

No prompt de comando do Windows você consegue consegue dar o comando cd c:\PythonXX (sendo XX a versão do seu Python)? Tendo isso funcionando, acredito que queria testar seu programa Python, certo?

Use o cd pra navegar até a pasta que se encontra o arquivo ".py" e execute o seguinte comando:

c:\PythonXX\python.exe arquivo.py

Isso funciona?

Ps. me desculpe se fui muito básico, mas parti do princípio que você seja bem iniciante, assim garanto mais o entendimento.

Quando instalou o python você marcou a opção de colocar o python no path? Parece que não, pois você não deveria acessar a pasta do python diretamente.

Bruno, no prompt do Windows consigo navegar para a pasta onde se encontra o arquivo .py, no caso a pasta python, e após isso digito o comando python e todos os demais comandos para executar o arquivo em questão e tudo ocorre sem problemas. No entanto, quando entro no prompt de comando do próprio python, o command line, ele já vai diretamente para a pasta de instalação do python, ou seja, python27, apontando para python.exe, não me permitindo executar o comando para mudar de diretório. Nesse caso, de acordo com o que entendi do que disse o Flávio, terei de desinstalar e reinstalar o python, marcando a caixa para criar automaticamente as variáveis do sistema. Seria isso?

Estranho não permitir mudar de pasta. Pra adicionar as variáveis no sistema, você terá que mexer nas configurações do Windows. Para isso, faça o seguinte procedimento:

Tecla do Windows + E > botão direito em Computador > Propriedades. Dentro da janela de Sistema, acesse no canto superior esquerdo a opção Configurações avançadas do sistema, em seguida opção Variáveis de Ambiente.

Nas Variáveis do Sistema, clique na variável Path e no botão Editar. Clique em Novo e, onde estiver indicado para digitar o caminho da nova variável, coloque o caminho do seu executável Pytho, que deve ser algo como:

C:\Python27

Depois dê Ok em todas as janelas, testa novamente e nos avise.

Olá, pessoal! Desinstalei e reinstalei o python, marcando, dessa vez, para criar automaticamente as variáveis do sistema. No entanto, tudo continua como antes, isto é, ao acessar o command line do python, aparece a tela para digitar os comandos pythons, não me permitindo digitar $cd c:\python, que é o caminho da pasta onde estão os arquivos .py referentes ao curso. Contudo, quando vou ao prompt do windows, a tela do interpretador somente surge, ao digitar python, ou seja, consigo antes disso navegar até a pasta com o comando cd c:\python. Consigo rodar os scripts normalnente assim, mas dessa forma há o inconveniente de toda vez ter de importar as funções. Da forma que é explicado na aula, entrando pelo command line, basta digitar python app.py, para o script rodar, sem necessitar realizar a importação.

Você não pode usar os comando de troca de pasta dentro do console do Python, isso deve ser feito fora, no terminal do seu sistema operacional. Assim que entrar na pasta que contém o arquivo do curso, você chama o console do Python.

ATENÇÃ0 você não pode gravar qualquer arquivo seu dentro da pasta do Python!!!!!!! Isso vai quebrar sua instalação. Os arquivos tem que ficar em qualquer outra pasta, exceto a pasta na qual você instalou o Python!!!! Em nenhum momento no vídeo eu gravo arquivo dentro desta pasta. Tudo bem?

solução!

Olá Flávio e demais colegas de curso! Agora consegui entender a besteira que estava fazendo. Entendi, pela explicação contida nesse capítulo, que eu deveria acessar a opção command line, contida no menu do python. Ao acessar essa opção, abre-se diretamente a janela do console python, e aí dentro, somente consigo rodar os comandos da linguagem. Agora fui pelo prompt do Windows, e ali fui até a pasta python, criada por mim, conforme instruções contidas no curso, e digitei o comando python app.py. Valeu, pessoal, a valiosa ajuda de vocês! No entanto, de acordo com o que consta no

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software