Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro de push, máquina com dois usuários git

Olá Turma boa noite. Alguém poderia me da uma força nesse caso. Não estou conseguindo identificar em que config está esse segundo user. Já pesquisei nos arquivos do projeto e geral mas nada

Quando tento realizar o comando push. Me retorna essa mensagem

ERROR: Permission to washPerson/numero-secreto.git denied to washWorkGitLab.
fatal: Could not read from remote repository.

Please make sure you have the correct access rights
and the repository exists.
  • Obs
    • Em meu arquivo .config geral não tem esse usuário.
    • Utilizando o comando 'git config --local user.name' mostra que está configurado com o user 'washPerson'
    • Em nenhum outro lugar encontrei esse user 'washWorkGitLab'. Mas utilizo esse para trabalho
    • E meus estudo faço em minha conta pessoal
    • Minhas SSH, já estão configurada corretamente para utilizar o 'washPerson'
2 respostas
solução!

Olá, Washington! Como vai?

Isso pode estar acontecendo porque o Git está usando a chave SSH errada para autenticar o seu usuário.

Quando você gera uma chave SSH, o Git cria um par de chaves: uma chave pública (que você adiciona ao GitHub) e uma chave privada (que fica no seu computador). Quando você tenta interagir com um repositório remoto, o Git usa a chave privada para provar ao GitHub que você é realmente você. Se o Git estiver usando a chave privada errada, o GitHub vai achar que você é outra pessoa (neste caso, washWorkGitLab) e vai negar o acesso.

Para resolver esse problema, você pode criar um arquivo chamado config na pasta .ssh do seu usuário e configurar o Git para usar a chave correta para cada repositório. Aqui está um exemplo de como esse arquivo pode ser:

# Configuração para o repositório numero-secreto
Host github.com-numero-secreto
    HostName github.com
    User git
    IdentityFile ~/.ssh/id_rsa_washPerson

# Configuração para outros repositórios
Host github.com
    HostName github.com
    User git
    IdentityFile ~/.ssh/id_rsa_washWorkGitLab

Nesse exemplo, id_rsa_washPerson e id_rsa_washWorkGitLab são os nomes dos arquivos das chaves privadas dos usuários washPerson e washWorkGitLab, respectivamente. Você deve substituir esses nomes pelos nomes reais dos arquivos das suas chaves privadas.

Após criar esse arquivo, você deve alterar o URL do repositório remoto para usar o host github.com-numero-secreto:

git remote set-url origin git@github.com-numero-secreto:washPerson/numero-secreto.git

Agora, quando você tentar interagir com o repositório washPerson/numero-secreto.git, o Git vai usar a chave privada correta.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Armano Barros, muito obrigado pela explicação. Seguindo esses passos consegui realizar com exito o push, incluindo o usuário e emails corretos.

Deixo anotado aqui minha jornada para configurar duas contas git no mesmo pc.