Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Erro de primeiro usuário.

Algumas vezes quando instalo alguma distribuição linux, o primeiro usuario não ganha os privilegios. Eu sei resolve entrando no /etc/sudoers mas coloquei o comando groups e simplesmente apareceu somente meu usuário. Resolve modificando a pasta /etc/group e colocando o meu usuário nos grupos que apareceu para o professor Ricardo e reiniciando a maquina virtual, porem gostaria de saber por qual motivo isso ocorre ?

1 resposta
solução!

Oi Luan, tudo bem?

Entendo que você está tendo problemas com os privilégios do primeiro usuário ao instalar uma distribuição Linux. É importante lembrar que a boa prática é não utilizar o sistema com um usuário privilegiado, como o root.

Durante a instalação do sistema, o primeiro usuário que você cria já ganha poderes para utilizar o sudo, que permite a execução de tarefas administrativas. Porém, em algumas situações, pode ocorrer de o primeiro usuário não ter todos os privilégios necessários.

Uma solução para esse problema é verificar os grupos aos quais o primeiro usuário pertence. Você pode usar o comando groups para verificar isso. Se você perceber que o seu usuário não está nos grupos "admin" ou "sudo", você pode modificar o arquivo /etc/group e adicionar o seu usuário a esses grupos. Após fazer essa modificação, reinicie a máquina virtual e verifique se o problema foi resolvido.

A razão pela qual você precisa fazer esse processo manualmente é garantir a segurança do sistema. Se o primeiro usuário já tivesse privilégios administrativos automaticamente, qualquer ação realizada por esse usuário poderia afetar o sistema de forma significativa, aumentando o risco de comandos acidentais ou maliciosos.

É importante ressaltar que essa é uma solução específica para a distribuição Linux que você está utilizando e pode não funcionar em todas as situações.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software