Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

erro de pacotes

professor eu criei um 3 pacotes o pacote programa onde está somete o principal onde somente ele consta com main o pacote modelo onde tem a conta,contaCorrente,contaPoupanca,e seguroDeVida e a metodo onde consta o tributavel e o gerenciadorDeImpostoDeRenda porem ele consta um erro no pacote programa demostrando que o gerenciadorDeImpostoDeRenda não está visivel detalhe ele está public só que quando eu coloco ele junto com o pacote que contem o principal fica certo mais ele não tem um main poderia me ajudar nesse quesito fico no aguardo obg.

5 respostas

Boa tarde Guilherme,

Pode passar o código das classes por favor?

insira seu código aquipackage br.com.alura.programa;

public class GerenciadorDeImpostoDeRenda { private double total;

void adiciona(Tributavel t){ System.out.println("Adiciona tributavel: " + t);

this.total += t.calculaTributos();

}

public double getTotal(){ return this.total; } }

```package br.com.alura.programa;

import br.com.alura.modelos.ContaCorrente; import br.com.alura.modelos.SeguroDeVida;

public class Principal {

public static void main(String[] args) { ContaCorrente cc = new ContaCorrente(); cc.deposita(100);

GerenciadorDeImpostoDeRenda gerenciador = new GerenciadorDeImpostoDeRenda();

SeguroDeVida sv = new SeguroDeVida(); gerenciador.adiciona(sv);

System.out.printf("O saldo é: %.2f", cc.getSaldo()); System.out.println(sv.calculaTributos());

}

}

insira seu código aqui ```

insira seu código aquipackage br.com.alura.programa;

public interface Tributavel { double calculaTributos(); }

solução!

Então Guilherme, vendo seu código, as classes Principal e GerenciadorDeImpostoDeRenda estão com a mesma declaração package br.com.alura.programa no código, então se você colocar no mesmo diretório de arquivos eles vão se ver. Se você mudar o GerenciadorDeImpostoDeRenda de pacote, terá que importar na classe Principal