5
respostas

Erro de Instalação ORACLE_HOME e TNS_ADMIN

Está aparecendo a mensagem abaixo mesmo eu executando a instalação como admin. Também revisei e segui a instrução que outros colegas reportaram, porém não funcionou.

• Cliquei com o BDM no setup.exe e escolhi "Executar como administrador"
  • Após avançar nos termos do contrato de licença, o erro aparece e não consigo mais avançar
  • No meu C:\Oracle eu já tenho um arquivo tnsnames.ora mas mesmo assim o erro do TNS_ADMIN não some.
  • Também inseri o ORACLE_HOME e o erro continua.

OracleTNS_ADMIN ORACLE_HOME

Obrigado. ~Eliseu

5 respostas

Oi, Eliseu, tudo certinho por aí?

O erro persiste, pois o valor da variável ORACLE_HOME não está apontando para o diretório correto. O valor deve ser a pasta em que a Oracle foi instalada mesmo, e não diretamente onde baixamos os arquivos iniciais de instalação.

O caminho, muito provavelmente, é parecido com esse:

C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE

A TNS_ADMIN parece estar certinha!

Espero que dê tudo certo. Fico por aqui se precisar de mais uma ajudinha.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Não deu certo. Eu criei as pastas "21c", "dbhomeXE", etc e apontei o caminho quando criei o ORACLE_HOME e mesmo assim da o mesmo erro na hora de instalar.

Não estou conseguindo avançar com o curso.

Att., ~Eliseu

Oi, Eliseu,

As pastas não devem ser criadas, mas sim encontradas. No print que você mandou, a pasta product está dentro de C:/Oracle. Provavelmente o caminho está ali.

O nome 21c se refere à versão do Oracle e dbhomeXE é DataBase Home Express Edition. Pode ser que esses nomes estejam um pouquinho diferentes caso você tenha baixado alguma outra versão, e isso depende do sistema operacional, também. A própria forma como as pastas ficam organizadas depende de cada sistema operacional. É um pouquinho confuso, mesmo, e demanda paciência.

Se quiser, me mande uma captura de tela do conteúdo das pastas product e as que estiverem adiante. Te ajudo a encontrar.

Fico no aguardo :)

Olá Larissa, Eu não tenho esse "21c" ou "dbhomeXE".

Eu já tenho o Oracle SQL Developer instalado para ser usado como IDE.

Sistema Operacional Meu sistema operacional é "Windows 10 Enterprise".

Pasta Oracle E essas são as pastas que eu tenho no meu C:\ referente a Oracle:

C:\Oracle\product\19.17.0\client_x64\network\admin\tnsnames.ora C:\Oracle\SQL Developer\21.4.1.349"Aqui eu tenho várias pasta e o instalador do sqldeveloper.exe"

Variáveis do Sistema Eu já tinha o TNS_ADMIN criado, porque eu já uso o Oracle SQL Developer na empresa, porém na instalação ele não foi reconhecido. Já o ORACLE_HOME não existe.

Segue o caminho do TNS_ADMIN que já estava mapeado: C:\Oracle\product\19.17.0\client_x64\network\admin\tnsnames.ora

E para o ORACLE_HOME???

Pasta Product

Oi, Eliseu!

Parece que o caminho para ORACLE_HOME é exatamente esse que você mandou na imagem. Nessa pasta estão não apenas os executáveis, mas também bibliotecas, arquivos de configuração, ferramentas e outros recursos relacionados ao Oracle Database ou Oracle Client.

Parece que seu caminho é algo assim:

C:\Oracle\product\19.17.0\client_x64

Você pode confirmar o endereço clicando na pastinha ou na barra em que está o histórico de pastas, no seu explorador de arquivos.

Espero que dê certo. Lembre-se de aplicar as mudanças nas variáveis de sistema e então reiniciar seu computador para garantir que sejam efetivas.

Obrigada por compartilhar a imagem. Caso ainda não dê certo, me mande uma imagem do que está dentro da página 19.17.0. Mas estou na torcida, acredito que encontramos a solução :)

Abraços!