34
respostas

Erro de gradle

Esta dando este erro ao abrir o meu projeto no android studio, alguém poderia me ajudar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

34 respostas

Olá Josué! Tudo bem?

O erro indica que pode haver um problema com o cache de dependências do Gradle ou com a compatibilidade de plugins. Tente realizar os seguintes passos:

1. Limpar e Re-sincronizar o Projeto:

• Vá para File > Invalidate Caches / Restart... e escolha Invalidate and Restart.
    • Após reiniciar, tente sincronizar o projeto novamente.
  2. Rebaixar Dependências:

• Clique no link "Re-download dependencies and sync project" que aparece na mensagem de erro. Isso irá forçar o Gradle a baixar novamente as dependências.
  3. Parar Processos do Gradle:

• Clique no link "Stop Gradle build processes" na mensagem de erro para encerrar quaisquer processos do Gradle que possam estar corrompidos.
  4. Verificar Versões de Plugin:

• Abra o arquivo build.gradle do projeto e verifique as versões dos plugins Kotlin e do Gradle. Confira se estão atualizadas e compatíveis com a versão do Android Studio que você está usando.
  5. Atualizar Android Studio e SDK:

• Verifique se há atualizações disponíveis para o Android Studio e para o SDK do Android.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Conte sempre com o apoio do fórum!

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Rafaela,

Atualizei as dependências e o android studio, mas o erro continuou quando tento executar o emulador, poderia ser algo relacionado a este alerta que da junto com a mensagem de erro?

Olá, Josué!

Esse alerta está relacionado a uma alteração no comportamento padrão do Android Gradle Plugin, mas é simples de corrigir. No seu caso, adicione o seguinte ao arquivo build.gradle do módulo do seu projeto:

android {
    buildFeatures {
        buildConfig = true
    }
}

Isso garante que a funcionalidade buildConfig continue ativa, como era antes da alteração. Alternativamente, você pode seguir o caminho sugerido pelo próprio Android Studio: vá em Refactor > Migrate BuildConfig to Gradle Build Files.

Após fazer essas mudanças, tente rodar o projeto novamente.

Qualquer dúvida, o fórum está à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Coloquei o código informado e deu o erro abaixo,

Olá, Josué!

Recomendo que adicione org.gradle.warning.mode=all ao arquivo gradle.properties para mostrar avisos detalhados de descontinuação e incompatibilidade com o Gradle 9.0 . Desse modo teremos um warning mais detalhado e saberemos o que precisa ser ajustado em seu projeto para prosseguir.

Esse warning é explicado nesse vídeo em inglês que tomei como base para buscarmos solução para esse erro, já que não consigo simular ele em minha máquina. No caso do vídeo o problema foi o jcenter(), mas recomendo que faça a alteração do arquivo gradle.properties como pedi acima para entendermos melhor o que está havendo.

Aguardo seu retorno. Um abraço e bons estudos!

Após realizar as alterações indicadas o erro retornado foi este:

Olá! Tente seguir esse passo a passo, adicionando o trecho abaixo em seu build.gradle e retorne com o resultado:

plugins{
    id 'com.android.application'
}

Estou à disposição!

Inclui conforme informava no video e dei um try again após e mudar para tela abaixo:

Olá, Josué! Vi que adicionou no build.gradle de app. Acredito que me faltou ser mais específica: como o erro está afirmando que não encontrou o método android() no Ceep, recomendo adicionar o código abaixo ao buid.gradle do Ceep:

plugins{
}

Continuo à disposição!

Modifiquei no app para o ceep conforme informado e mudou o erro para:

Olá!

Creio que seja um problema relacionado ao posicionamento desse trecho de plugins no código. Consegue copiar o que está nesse arquivo e colar aqui, por favor? Assim consigo te informar onde reposicionar.

Aguardo o retorno :)

Bacana, Josué! Repare que ali o erro diz "Apenas buildscript {}, pluginManagement {} e outros blocos de script plugins {} são permitidos antes dos blocos plugins {}, nenhuma outra instrução é permitida". Então seria interessante mover seu bloco do plugin ali para a linha 15, logo abaixo do fechamento do buildscript. Depois de fazer isso me conte se deu certo. Estarei no aguardo!

Agora esta dizendo que o plugin não foi encontrado

Ok, mais uma tentativa seria colocar o bloco do android antes do de plugin porque parece que ele não está sendo encontrado. Vamos fazer essa tentativa e se não der certo, partimos para outra abordagem, ok?

Ficaria:

android {
    buildFeatures {
        buildConfig = true
    }
}

plugins{
}

tasks.register('clean', Delete){
    delete rootProject.buildDir
} 

Voltou para o erro anterior.

Josué, transfira o bloco abaixo para o arquivo build.gradle do app (build.gradle (:app)):

android {
    buildFeatures {
        buildConfig = true
    }
}

Coloquei no build.grade do app conforme informado e o erro continua, conforme imagem abaixo.

Este código baixei de um curso que queria começar a fazer, será que se eu baixar novamente e tentarmos desde o começo não ficaria mehor para tentarmos descobrir este erro?

Olá! Acho que é uma tentativa válida sim. Também trouxe seu tópico para minha equipe para caso alguém já tenha obtido esse erro consiga trazer seu ponto de vista. Tente fazer o processo novamente e traga o resultado que obteve. Fico à disposição!

Um ponto de atenção é que suas dependências do projeto build.gradle (Ceep) estão em versões acima das usadas no curso. O instrutor mostra nessa aula que o ideal é seguir as versões abaixo usadas no curso para evitar erros:

print das dependências do projeto

Se puder informar qual versão do android está usando no emulador, também será de grande ajuda.

Conforme lhe passei antes este projeto eu baixeli de um curso que gostaria de começar a realizar, mas não consegui fazer funcionar na minha máquina para conseguir começar o curso, baixei novamente o fontes originais do curso e quando vou abrir o projeto no android studio dá este erro abaixo:

Olá, Josué!

Esse esse aviso ocorre porque o Android Studio está tentando configurar o git para esse projeto. É algo que, se não estiver impedindo o projeto de rodar, pode ser ignorado. No entanto, se quiser solucionar, pode fazer esse processo simples.

Fora isso, o projeto está rodando ou obteve mais erros? Fico à disposição :)

Após correção do erro citado acima, ele pede para atualizar o gradle, após eu atualizar volta aquele erro que estavamos vendo.

ou achas que devo ignorar aquela mensagem que manda ru atualizar o gradle?

Olá, Josué! Tente rodar o projeto sem atualizar o gradle e usando a mesma versão do android do instrutor para vermos se é isso que está causando problemas. Também confira os plugins que estiver usando e nos informe, pois há um aviso de incompatibilidade com plugins de terceiros na imagem que você nos enviou.

Ao rodar sem executar as atualizações deu o erro de SDK, seria alguma configuração do projeto copiado?

Oi, Josué! Vamos analisar esse erro:

O que é "SDK location not found" Um SDK (Software Development Kit) é um conjunto de ferramentas usadas para criar software, como aplicativos para Android e iOS. Ele deve estar corretamente configurado no Android Studio.

Se o caminho do SDK não estiver configurado corretamente, você verá esse erro. O local padrão do SDK no Windows, por exemplo, seria:

C:\Users\SeuNome\AppData\Android\sdk

Essa mensagem pode aparecer pelos seguintes motivos:

• O arquivo local.properties está faltando.
  • O caminho do SDK não está definido corretamente no arquivo local.properties.
  • A variável de ambiente ANDROID_HOME não está configurada com o caminho do SDK.

Para corrigir o erro, siga estas etapas:

Verifique o arquivo local.properties:

• Abra o diretório do seu projeto Android e verifique se o arquivo local.properties existe. Se possível, mande como ele está para que nossa equipe possa verificar. Se não existir, vai ser necessário criar um novo arquivo de texto e adicionar a seguinte linha:
sdk.dir=C:/Users/NomeDoSeuUsuario/AppData/Android/sdk

Caso não funcione assim, teste com 2 barras:

sdk.dir=C://Users//NomeDoSeuUsuario//AppData//Android//sdk

Também pode configurar o caminho do SDK pelas estruturas do projeto, caso você prefira:

• Selecione Files > Project Structure.

Imagem selecionando Project Structure na aba Files do Android Studio

• Altere o PATH de acordo com a localização do SDK em seu PC:

Imagem mostrando o campo de alteração do path do SDK dentro de Project Structure

Caso não solucione ainda, defina a variável de ambiente ANDROID_HOME:

• No Windows, vá para Propriedades do Sistema > Variáveis de Ambiente.
  • Crie uma nova variável com o nome ANDROID_HOME e o valor como o caminho do SDK, caso ela ainda não exista:
C:/Users/SeuNome/AppData/Android/sdk

Tente fazer esses passos e veja se soluciona. Ficamos à disposição!

O arquivo local.properties não existia no diretório, após coloca-lo no diretório do projeto passou a dar este erro

Boa tarde, Josué! O local.properties é criado na raiz, quando o projeto android inicia, ela abre na pasta app. Provavelmente por isso você não o encontrou.

Para editar esse arquivo você pode buscar pelo navegador de arquivo, que pode abrir através do atalho ctrl + shift + n e pesquisar na caixa de busca por local.properties. Observe no gif abaixo:

Gif mostrando como encontrar o arquivo local.properties

Fico à disposição!

Meu local properties a principio esta ok, mas o erro continua.

Salve, Josué!

Pode ser que não seja nada com o projeto, mas com seu ambiente java.

Consegue confirmar a versão do seu Java?

Eu testei aqui no meu ambiente, eu fiz assim:

1. Baixei o projeto
  2. Abri no Android Studio, esperei as instalações que ele fez
  3. Apertei o Play e ele executou

Detalhes, a minha versão do Java:

Desktop ) java --version
java 22.0.1 2024-04-16
Java(TM) SE Runtime Environment (build 22.0.1+8-16)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 22.0.1+8-16, mixed mode, sharing)

Apesar do Android Studio me recomendar fazer o update do Gradle, eu não o fiz:

Android Gradle plugin version 7.1.1 has an upgrade available. Start the AGP Upgrade Assistant to update this project's AGP version.

Repara:

A versão Java do meu computador é esta

Vinicius como faço para verificar a versão do java como vistes, pois quando vi pelo painel de controle conforme o print acima, esta bem diferente do que enviastes na resposta anterior.

Salve, Josué!

Abre o seu terminal e executa o seguinte comando:

java --version

Vale também baixar o projeto base do novo e abrir no Android Studio sem fazer o update do Gradle!

Vinicios,

Fui executar o comando que pedistes para eu executar e deu que não foi criado uma máquina virtual java conforme imagem abaixo, mas antes não estava dando este erro, saberias me informar o que poderia ser?