Esta dando este erro ao abrir o meu projeto no android studio, alguém poderia me ajudar?
Esta dando este erro ao abrir o meu projeto no android studio, alguém poderia me ajudar?
Olá Josué! Tudo bem?
O erro indica que pode haver um problema com o cache de dependências do Gradle ou com a compatibilidade de plugins. Tente realizar os seguintes passos:
Limpar e Re-sincronizar o Projeto:
File > Invalidate Caches / Restart...
e escolha Invalidate and Restart
.Rebaixar Dependências:
Parar Processos do Gradle:
Verificar Versões de Plugin:
build.gradle
do projeto e verifique as versões dos plugins Kotlin e do Gradle. Confira se estão atualizadas e compatíveis com a versão do Android Studio que você está usando.Atualizar Android Studio e SDK:
Espero que essas dicas tenham te ajudado. Conte sempre com o apoio do fórum!
Um abraço e bons estudos!
Rafaela,
Atualizei as dependências e o android studio, mas o erro continuou quando tento executar o emulador, poderia ser algo relacionado a este alerta que da junto com a mensagem de erro?
Olá, Josué!
Esse alerta está relacionado a uma alteração no comportamento padrão do Android Gradle Plugin, mas é simples de corrigir. No seu caso, adicione o seguinte ao arquivo build.gradle
do módulo do seu projeto:
android {
buildFeatures {
buildConfig = true
}
}
Isso garante que a funcionalidade buildConfig
continue ativa, como era antes da alteração. Alternativamente, você pode seguir o caminho sugerido pelo próprio Android Studio: vá em Refactor > Migrate BuildConfig to Gradle Build Files.
Após fazer essas mudanças, tente rodar o projeto novamente.
Qualquer dúvida, o fórum está à disposição!
Abraços!
Coloquei o código informado e deu o erro abaixo,
Olá, Josué!
Recomendo que adicione org.gradle.warning.mode=all
ao arquivo gradle.properties
para mostrar avisos detalhados de descontinuação e incompatibilidade com o Gradle 9.0 . Desse modo teremos um warning mais detalhado e saberemos o que precisa ser ajustado em seu projeto para prosseguir.
Esse warning é explicado nesse vídeo em inglês que tomei como base para buscarmos solução para esse erro, já que não consigo simular ele em minha máquina. No caso do vídeo o problema foi o jcenter()
, mas recomendo que faça a alteração do arquivo gradle.properties
como pedi acima para entendermos melhor o que está havendo.
Aguardo seu retorno. Um abraço e bons estudos!
Após realizar as alterações indicadas o erro retornado foi este:
Olá! Tente seguir esse passo a passo, adicionando o trecho abaixo em seu build.gradle
e retorne com o resultado:
plugins{
id 'com.android.application'
}
Estou à disposição!
Inclui conforme informava no video e dei um try again após e mudar para tela abaixo:
Olá, Josué! Vi que adicionou no build.gradle
de app
. Acredito que me faltou ser mais específica: como o erro está afirmando que não encontrou o método android() no Ceep
, recomendo adicionar o código abaixo ao buid.gradle
do Ceep:
plugins{
}
Continuo à disposição!
Modifiquei no app para o ceep conforme informado e mudou o erro para:
Olá!
Creio que seja um problema relacionado ao posicionamento desse trecho de plugins no código. Consegue copiar o que está nesse arquivo e colar aqui, por favor? Assim consigo te informar onde reposicionar.
Aguardo o retorno :)
Bacana, Josué! Repare que ali o erro diz "Apenas buildscript {}, pluginManagement {} e outros blocos de script plugins {} são permitidos antes dos blocos plugins {}, nenhuma outra instrução é permitida". Então seria interessante mover seu bloco do plugin ali para a linha 15, logo abaixo do fechamento do buildscript. Depois de fazer isso me conte se deu certo. Estarei no aguardo!
Agora esta dizendo que o plugin não foi encontrado
Ok, mais uma tentativa seria colocar o bloco do android antes do de plugin porque parece que ele não está sendo encontrado. Vamos fazer essa tentativa e se não der certo, partimos para outra abordagem, ok?
Ficaria:
android {
buildFeatures {
buildConfig = true
}
}
plugins{
}
tasks.register('clean', Delete){
delete rootProject.buildDir
}
Voltou para o erro anterior.
Josué, transfira o bloco abaixo para o arquivo build.gradle
do app (build.gradle (:app)):
android {
buildFeatures {
buildConfig = true
}
}
Coloquei no build.grade do app conforme informado e o erro continua, conforme imagem abaixo.
Este código baixei de um curso que queria começar a fazer, será que se eu baixar novamente e tentarmos desde o começo não ficaria mehor para tentarmos descobrir este erro?
Olá! Acho que é uma tentativa válida sim. Também trouxe seu tópico para minha equipe para caso alguém já tenha obtido esse erro consiga trazer seu ponto de vista. Tente fazer o processo novamente e traga o resultado que obteve. Fico à disposição!
Um ponto de atenção é que suas dependências do projeto build.gradle (Ceep)
estão em versões acima das usadas no curso. O instrutor mostra nessa aula que o ideal é seguir as versões abaixo usadas no curso para evitar erros:
Se puder informar qual versão do android está usando no emulador, também será de grande ajuda.
Conforme lhe passei antes este projeto eu baixeli de um curso que gostaria de começar a realizar, mas não consegui fazer funcionar na minha máquina para conseguir começar o curso, baixei novamente o fontes originais do curso e quando vou abrir o projeto no android studio dá este erro abaixo:
Olá, Josué!
Esse esse aviso ocorre porque o Android Studio está tentando configurar o git para esse projeto. É algo que, se não estiver impedindo o projeto de rodar, pode ser ignorado. No entanto, se quiser solucionar, pode fazer esse processo simples.
Fora isso, o projeto está rodando ou obteve mais erros? Fico à disposição :)
Após correção do erro citado acima, ele pede para atualizar o gradle, após eu atualizar volta aquele erro que estavamos vendo.
ou achas que devo ignorar aquela mensagem que manda ru atualizar o gradle?
Olá, Josué! Tente rodar o projeto sem atualizar o gradle e usando a mesma versão do android do instrutor para vermos se é isso que está causando problemas. Também confira os plugins que estiver usando e nos informe, pois há um aviso de incompatibilidade com plugins de terceiros na imagem que você nos enviou.
Ao rodar sem executar as atualizações deu o erro de SDK, seria alguma configuração do projeto copiado?
Oi, Josué! Vamos analisar esse erro:
O que é "SDK location not found" Um SDK (Software Development Kit) é um conjunto de ferramentas usadas para criar software, como aplicativos para Android e iOS. Ele deve estar corretamente configurado no Android Studio.
Se o caminho do SDK não estiver configurado corretamente, você verá esse erro. O local padrão do SDK no Windows, por exemplo, seria:
C:\Users\SeuNome\AppData\Android\sdk
Essa mensagem pode aparecer pelos seguintes motivos:
Para corrigir o erro, siga estas etapas:
Verifique o arquivo local.properties:
sdk.dir=C:/Users/NomeDoSeuUsuario/AppData/Android/sdk
Caso não funcione assim, teste com 2 barras:
sdk.dir=C://Users//NomeDoSeuUsuario//AppData//Android//sdk
Também pode configurar o caminho do SDK pelas estruturas do projeto, caso você prefira:
Caso não solucione ainda, defina a variável de ambiente ANDROID_HOME:
C:/Users/SeuNome/AppData/Android/sdk
Tente fazer esses passos e veja se soluciona. Ficamos à disposição!
O arquivo local.properties não existia no diretório, após coloca-lo no diretório do projeto passou a dar este erro
Boa tarde, Josué! O local.properties
é criado na raiz, quando o projeto android inicia, ela abre na pasta app. Provavelmente por isso você não o encontrou.
Para editar esse arquivo você pode buscar pelo navegador de arquivo, que pode abrir através do atalho ctrl + shift + n e pesquisar na caixa de busca por local.properties
. Observe no gif abaixo:
Fico à disposição!
Meu local properties a principio esta ok, mas o erro continua.
Salve, Josué!
Pode ser que não seja nada com o projeto, mas com seu ambiente java.
Consegue confirmar a versão do seu Java?
Eu testei aqui no meu ambiente, eu fiz assim:
Detalhes, a minha versão do Java:
Desktop ) java --version
java 22.0.1 2024-04-16
Java(TM) SE Runtime Environment (build 22.0.1+8-16)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 22.0.1+8-16, mixed mode, sharing)
Apesar do Android Studio me recomendar fazer o update do Gradle, eu não o fiz:
Android Gradle plugin version 7.1.1 has an upgrade available. Start the AGP Upgrade Assistant to update this project's AGP version.
Repara:
A versão Java do meu computador é esta
Vinicius como faço para verificar a versão do java como vistes, pois quando vi pelo painel de controle conforme o print acima, esta bem diferente do que enviastes na resposta anterior.
Salve, Josué!
Abre o seu terminal e executa o seguinte comando:
java --version
Vale também baixar o projeto base do novo e abrir no Android Studio sem fazer o update do Gradle!
Vinicios,
Fui executar o comando que pedistes para eu executar e deu que não foi criado uma máquina virtual java conforme imagem abaixo, mas antes não estava dando este erro, saberias me informar o que poderia ser?