3
respostas

Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection.

Boa tarde prezados,

Mesmo recriando uma nova conexão não consigo ter conexão com o banco de dados. Não consegui localizar o serviço "Windows: OracleXETNSListener" para validar e o mesmo está ativo. Preciso de auxílio com esse erro para poder dar continuidade ao curso. Desde já agradeço.tnsnames listener

3 respostas

Olá, Otavio, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.

  • Você poderia disponibilizar os dados da sua conexão?
  • Você poderia tirar um print também de todos os serviços Oracle?

Aguardo o seu retorno!

Olá Otavio. Eu estava com o mesmo problema e resolvi da seguinte forma:

Vá até a pasta C:\app Em seguida acesse a pasta User, no seu caso vai estar com o nome do seu usuário.

Continue pelo seguinte caminho: \product\21c\homes\OraDB21home1\network\admin No meu computador o caminho completo ficou da seguinte forma: C:\app\joebl\product\21c\homes\OraDB21home1\network\admin

Abra o arquivo listener no bloco de notas ou notepad++

Verifique o host e port da sua do arquivo como na imagem a seguir: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVolte para o SQL DEVELOPER e siga os seguintes passos.

1 - Clique em nova conexão. 2 - Coloque o nome XE 3 - Coloque o username: system 4 - Coloque o mesmo password que vc cadastrou na hora da instalacao 5 - Coloque em hostname o host que vc verificou no arquivo listener 6 - Coloque a port que vc verificou no arquivo listener 7 - Marque Sid e digite xe 8 - Clique em Conectar.

Na imagem abaixo vc pode ver o passo a passo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O meu também estava dando esse erro, segui as instruções do colega Joeder e deu certo. Só que no meu caso houveram 3 pontos:

  1. A versão do meu XE foi a 21
  2. Os arquivos listener.ora e tnsnames.ora estavam em outro local (C:\app\ially\product\21c\homes\OraDB21Home1\network\admin) após a instalação e não no local que o instrutor indica (C:\app\ially\product\21c\dbhomeXE\network\admin). Então tive que copiar para o local que ele indica, pois o Developer (por padrão) busca o local passado pelo instrutor.
  3. O IP do meu listener está diferente do colega, não se setarmos no arquivo esse que ele passou vai pegar (não testei), então peguei o ip que estava no meu arquivo listener.ora e usei na hora de fazer a conexão e deu certo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software