tentei fazer solução que vi nos outros tópicos de dúvidas que apresentavam o mesmo erro que o meu. Porém não consigo voltar mexer sql developer normalmente, pois o erro persiste...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
tentei fazer solução que vi nos outros tópicos de dúvidas que apresentavam o mesmo erro que o meu. Porém não consigo voltar mexer sql developer normalmente, pois o erro persiste...
Olá Heberty, tudo bem?
Você poderia fornecer mais detalhes?
Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:
Abra o menu Iniciar e digite Serviços
Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

Aguardo o seu retorno!
Olá Danielle Obrigado por responder, estou bem sim !
aqui está mais detalhes cuja tinha solicitado
Obrigada pelas informações Heberty, aparentemente os serviços estão corretos. O serviço OracleServiceXE iniciou normalmente?
Você poderia tentar realizar a conexão utilizando o Nome de serviço, ao invés do SID, desta forma:

Aguardo o seu retorno!
Já tentei dessa forma, mas o problema ainda persiste...
Certo Heberty, você poderia disponibilizar por favor os dados dos seus arquivos tnsnames.ora e listener.ora para verificarmos como esta a configuração? O caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, na sua máquina deve ser o mesmo, só deve mudar o nome de usuário. Você pode disponibilizar o conteúdo deste arquivos aqui no fórum pra gente?
claro ! Está aqui abaixo dois arquivos que copiei:
XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1522)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )
LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1522))
ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1522)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )
DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE
SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = F:\Documents\oracle_product\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:F:\Documents\oracle_product\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )
LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )
Ao analisar as informações dos seus arquivos, identifiquei que há valores diferentes para as portas no seus arquivos. No arquivo listener.ora a porta informada é a 1521 e no arquivo tnsnames.ora a porta informada é 1522.
Então, indico que verifique nas configurações do seu listener, qual a porta correta. Você pode fazer essa verificação da seguinte forma:
LISTENER e verifique as informações de endereço: 
XE
Qualquer dúvida é só falar!
Aguardo o retorno!
Não entendi o que é pra fazer, se é pra alterar alguma coisa ou tirar...
mandei aqui as configurações do meu Net Manager
O seu problema de conexão, pode estar ocorrendo devido a suas configurações estarem com informações divergentes, como por exemplo, em um arquivo a porta ser 1522 e no outro 1521. Então, indico que você realize alguns testes.
tnsnames.ora a porta de 1522 para 1521.
Qualquer dúvida é só falar!
tentei fazer essas três soluções, mas o problema ainda persiste...
Será que devo excluir tudo do oracle e instalar dnv ?
Boa tarde Heberty, tudo bem?
Eu estava com o mesmo problema, mesmo excluindo tudo e instalando novamente não funcionou, mas ao realizar o passo a passo do link abaixo consegui criar a conexão manualmente (sem ser clicando nas sugestões do sql developer).
https://www.oracle.com/br/database/technologies/howto-connect-xe.html
Espero que funcione pra vc tbm!
Certo Heberty, antes de partirmos para uma reinstalação do Oracle, peço que tente mais uma coisa.
Volte o valor da porta no seu arquivo tnsnames.ora para 1522 e altere o valor da porta no seu arquivo listener.ora para 1522.
Na sua conexão, informe a porta de 1522 ao invés de 1521 e tente realizar a conexão:
Caso não funcione, Indico que tente o passo a passo sugerido pelo Silvio também.