tentei fazer solução que vi nos outros tópicos de dúvidas que apresentavam o mesmo erro que o meu. Porém não consigo voltar mexer sql developer normalmente, pois o erro persiste...
tentei fazer solução que vi nos outros tópicos de dúvidas que apresentavam o mesmo erro que o meu. Porém não consigo voltar mexer sql developer normalmente, pois o erro persiste...
Olá Heberty, tudo bem?
Você poderia fornecer mais detalhes?
Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:
Abra o menu Iniciar e digite Serviços
Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:
Aguardo o seu retorno!
Olá Danielle Obrigado por responder, estou bem sim !
aqui está mais detalhes cuja tinha solicitado
Obrigada pelas informações Heberty, aparentemente os serviços estão corretos. O serviço OracleServiceXE iniciou normalmente?
Você poderia tentar realizar a conexão utilizando o Nome de serviço, ao invés do SID, desta forma:
Aguardo o seu retorno!
Já tentei dessa forma, mas o problema ainda persiste...
Certo Heberty, você poderia disponibilizar por favor os dados dos seus arquivos tnsnames.ora e listener.ora para verificarmos como esta a configuração? O caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin
, na sua máquina deve ser o mesmo, só deve mudar o nome de usuário. Você pode disponibilizar o conteúdo deste arquivos aqui no fórum pra gente?
claro ! Está aqui abaixo dois arquivos que copiei:
XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1522)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )
LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1522))
ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1522)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )
DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE
SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = F:\Documents\oracle_product\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:F:\Documents\oracle_product\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )
LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-018B329.mshome.net)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )
Ao analisar as informações dos seus arquivos, identifiquei que há valores diferentes para as portas no seus arquivos. No arquivo listener.ora a porta informada é a 1521
e no arquivo tnsnames.ora a porta informada é 1522
.
Então, indico que verifique nas configurações do seu listener
, qual a porta correta. Você pode fazer essa verificação da seguinte forma:
LISTENER
e verifique as informações de endereço:
XE
Qualquer dúvida é só falar!
Aguardo o retorno!
Não entendi o que é pra fazer, se é pra alterar alguma coisa ou tirar...
mandei aqui as configurações do meu Net Manager
O seu problema de conexão, pode estar ocorrendo devido a suas configurações estarem com informações divergentes, como por exemplo, em um arquivo a porta ser 1522 e no outro 1521. Então, indico que você realize alguns testes.
tnsnames.ora
a porta de 1522 para 1521.
Qualquer dúvida é só falar!
tentei fazer essas três soluções, mas o problema ainda persiste...
Será que devo excluir tudo do oracle e instalar dnv ?
Boa tarde Heberty, tudo bem?
Eu estava com o mesmo problema, mesmo excluindo tudo e instalando novamente não funcionou, mas ao realizar o passo a passo do link abaixo consegui criar a conexão manualmente (sem ser clicando nas sugestões do sql developer).
https://www.oracle.com/br/database/technologies/howto-connect-xe.html
Espero que funcione pra vc tbm!
Certo Heberty, antes de partirmos para uma reinstalação do Oracle, peço que tente mais uma coisa.
Volte o valor da porta no seu arquivo tnsnames.ora para 1522
e altere o valor da porta no seu arquivo listener.ora para 1522
.
Na sua conexão, informe a porta de 1522
ao invés de 1521
e tente realizar a conexão:
Caso não funcione, Indico que tente o passo a passo sugerido pelo Silvio também.