5
respostas

Erro de ES: The Network Adapter could not estabilish the conection Código de fornecedor 17002

Erro de ES: The Network Adapter could not estabilish the conection Código de fornecedor 17002

Não encontrei esse erro nos tópicos anteriores.

Já fui lá no nome do serviço e coloquei XE. Já olhei no serviços do Windows e o OracleServiceXe está em execução.

Mas não consegui resolver problema.

5 respostas

Olá Cerque, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente, você esta utilizando a mesma versão do Oracle que o professor ? Ocorreu algum erro durante a instalação? Você poderia verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:

1) Nome do Host: localhost

2) Porta: 1521 - é a porta default

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.

E verificar se nos arquivos de configuração está tudo Ok, os arquivos são o listener.ora e o tnsnames.ora, o caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, na sua máquina deve ser o mesmo, só deve mudar o nome de usuário.

Verifica também se além do serviço OracleServiceXe, o serviço OracleXETNSListener está no ar.

Aguardo o seu retorno!

A versão do Oracle é a mesma (OracleXE184_Win64 - versão 18.4.0.0).

Não houve erro durante a instalação, o que ocorre é que é bem demorado, gasta mais de 12 h para instalar.

Para verificar a configuração da conexão eu vou no SQL Developer? Se for eu já percebo algumas diferenças em relação à instalação do professor.

1º - Nos bancos detectados ele não detecta o XE, apenas o LISTENER_XE. Indo no caminho C:\app\cerqu\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin e abrindo o tnsnames com o bloco de notas não tem o XE, apenas o LISTENER_XE, mas então eu copio para dentro do tnsnames o XE e abor o SQL developer o XE também aparece.

Nos serviços o OracleServiceXe está em execução, inclusive o parei e iniciei novamente. Já esse OracleXETNSListener não tem. O que tem é o OracleOraDB18Home1TNSListener o qual está em execução.


Além disso, fui no ipconfig /all e conferi o nome do host

Vou te mostrar os arquivos listener e o tnsnames

LISTENER

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = C:\app\cerqu\product\18.0.0\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\app\cerqu\product\18.0.0\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = RANZINA-NOTE)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )

TNSNAMES

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = RANZINA-NOTE)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = RANZINA-NOTE)(PORT = 1521))

ORACLR_CONNECTION_DATA = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) (CONNECT_DATA = (SID = CLRExtProc) (PRESENTATION = RO) ) )

Aguardo sua ajuda.

Bom Cerque, essas informações do listener.ora e do tnsnames.ora, são criadas automaticamente, como algumas informações não foram criadas e devido a demora na instalação algo pode ter acontecido durante o processo.

As configurações que me refiro, é a que você está preenchendo para acessar o banco de dados no SQLDeveloper:

Configuração de conexão ao banco no SQLDEVELOPER

Então você poderia tentar realizar a conexão pelo SID, como na imagem em anexo. Caso não funcione, você poderia verificar as seguintes dados, no nome do usuário existe algum caractere especial? Instalou o Oracle XE e o SQL Developer no mesmo mesmo disco? Qual a versão do Java que está instalado na sua máquina ?

Danielle , boa tarde. Tentei pelo SID conforme a imagem. O nome do usuário que utilizei no momento de fazer o download está ok, pq baixar o arquivo eu consigo, no momento de configurar já me certifiquei de não errar a senha. O Oracle o Developer estão no disco C. Em relação à versão do Java eu removi as que tinham na minha máquina então desinstalei o Oracle, removi, fiz o download novamente e tentei instalar, está desde ontem tentando instalar e nada. Será que pode ser algo no firewall? E na versão do meu Windows? Minha versão é o Windows 10 Home Single Language. Fico aguardando seu retorno.

Olá Cerque!

Se no nome de usuário existir algum caractere especial por exemplo, pode ocorrer problemas durante a instalação, e sim pode ser algo que esteja dificultando a instalação como o firewall ou antivírus, mas utilizo o Windows 10 Home Single Language e não tive problemas na instalação do Oracle, mesmo na documentação esteja informando que não é uma edição incompatível. Então isso pode estar acontecendo devido a atualizações do sistema operacional, então você poderia verificar a versão atual do seu sistema operacional e verificar também se não tem atualizações pendentes. Você pode verificar a versão atual do seu sistema da seguinte forma: Acessa Configurações >> Sistema >> Sobre>> Especificações do Windows

Especificações do Windows

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software