Olá pessoal, estou com esse problema quando tento me conectar ao banco de dados, já tentei reinstalar os arquivos e nada acontece. alguém pode me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, estou com esse problema quando tento me conectar ao banco de dados, já tentei reinstalar os arquivos e nada acontece. alguém pode me ajudar?
Olá, Guilherme, tudo bem?
Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.
Na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.
O que você pode tentar fazer Guilherme, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.
Você pode fazer isso da seguinte forma:
C:\app\oracleXE\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:
Aguardo o seu retorno!