Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Erro de digitação e dúvida besta...

O texto da pergunta está com um erro de digitação: 'primeiro pâmetro'... Um duvida que surgiu agora. Vejo que a seleção dos campos normalmente é feito pela classe. Existe alguma vantagem em adotar esta forma em vez de utilizar o id?

3 respostas

id só pode colocar um em cada tag, a classe pode colocar várias.

Isso eu sei. A minha dúvida é porque utilizar a classe para identificar. Nos exemplo do curso está sendo utilizado a classe para identificar os inputs, links, etc. A minha dúvida é se esta metodologia apresenta alguma vantagem em relação a identificar utilizando o id (por se unico, acredito que a pesquisa no DOM seja mais rápida e mais precisa)?

solução!

Olá Leonardo, tudo bem?

Então, vantagem pensando especificamente em otimizar a busca utilizando uma classe ou um id. Eu sempre aprendi que era mais rápido utilizar a seguinte ordem:

Id; Nome das Tags Diretamente o atributo; Classes;

Mas sinceramente, sempre existe controvérsias quanto a isso e cada navegador trabalha com isso de maneira diferente, deixo até alguns links para ficar um pouco mais fácil de entender: Valor do atributo VS Classe, a bíblia do desenvolvedor stackOverflow

Então eu te aconselho a utilizar na verdade aquilo que fizer mais sentido quando você estiver programando. Se na página você tem somente um menu, pode utilizar um id para ele mas se temos várias tabelas na mesma página, seria melhor criar uma classe para poder reaproveitar o código. No caso das buscas, se sua busca for procurar um elemento que possui somente uma classe ou um id, provavelmente a busca terá um tempo parecido a menos que seu código seja gigantesco, nesse caso é provável que seja melhor seguir as recomendações que sempre aprendemos porque pode fazer uma grande diferença mas enquanto estamos aqui somente aprendendo não vai mudar muita coisa usar classe ou id

Espero ter ajudado.