Algém tomou esse erro de conflito de merge?
Estou dentro da branch main , rodo o comando git merge desenvolvimento, mas retorna esse erro.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Algém tomou esse erro de conflito de merge?
Estou dentro da branch main , rodo o comando git merge desenvolvimento, mas retorna esse erro.
Oii, Dev! Tudo bem por aí?
A mensagem de erro que aparece no seu terminal diz: "CONFLICT (content): Merge conflict in contato.html" . Esse erro ocorreu, pois houve uma alteração na mesma linha de um arquivo, causando um conflito de conteúdo.
Podemos executar o comando ´cat`, para mostrar a diferença entre o conteúdo presente nas duas branches abaixo:
cat index.html
Esse comando irá mostrar a diferença entre o conteúdo presente na branch main e na branch desenvolvimento, separando os trechos de código conflitantes por uma linha dupla (=======).
Nesse momento, precisaremos decidir qual parte do código desejamos manter! No exemplo abaixo, estou utilizando o Visual Studio Code, além dele comparar as alterações, ele também nos dá a chance de selecionar qual queremos:
Partindo do exemplo que trouxe, observe que em verde está o conteúdo presente na branch main e em roxo, o da branch desenvolvimento. Acima disso há algumas opções que podemos clicar; após a tradução do Inglês para o Português, temos:
Selecione uma dessas opções conforme deseja manter ou outra forma de resolução, é apagar manualmente a linha que deseja excluir e deixar apenas o código que deseja manter.
Ao resolver o conflito, basta realizar o commit das últimas alterações feitas através do comando:
git commit -m "coloque aqui uma mensagem que descreva a alteração que você fez"
A título de curiosidade, caso queira entender um pouco mais sobre conflite merge, recomendo a leitura do artigo abaixo:
Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas, estarei à disposição!
Bons estudos!