Algém tomou esse erro de conflito de merge?
Estou dentro da branch main , rodo o comando git merge desenvolvimento
, mas retorna esse erro.
Algém tomou esse erro de conflito de merge?
Estou dentro da branch main , rodo o comando git merge desenvolvimento
, mas retorna esse erro.
Oii, Dev! Tudo bem por aí?
A mensagem de erro que aparece no seu terminal diz: "CONFLICT (content): Merge conflict in contato.html" . Esse erro ocorreu, pois houve uma alteração na mesma linha de um arquivo, causando um conflito de conteúdo.
Podemos executar o comando ´cat`, para mostrar a diferença entre o conteúdo presente nas duas branches abaixo:
cat index.html
Esse comando irá mostrar a diferença entre o conteúdo presente na branch main e na branch desenvolvimento, separando os trechos de código conflitantes por uma linha dupla (=======
).
Nesse momento, precisaremos decidir qual parte do código desejamos manter! No exemplo abaixo, estou utilizando o Visual Studio Code, além dele comparar as alterações, ele também nos dá a chance de selecionar qual queremos:
Partindo do exemplo que trouxe, observe que em verde está o conteúdo presente na branch main e em roxo, o da branch desenvolvimento. Acima disso há algumas opções que podemos clicar; após a tradução do Inglês para o Português, temos:
Selecione uma dessas opções conforme deseja manter ou outra forma de resolução, é apagar manualmente a linha que deseja excluir e deixar apenas o código que deseja manter.
Ao resolver o conflito, basta realizar o commit das últimas alterações feitas através do comando:
git commit -m "coloque aqui uma mensagem que descreva a alteração que você fez"
A título de curiosidade, caso queira entender um pouco mais sobre conflite merge, recomendo a leitura do artigo abaixo:
Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas, estarei à disposição!
Bons estudos!