13
respostas

ERRO DE CONEXÃO SQL DEVELOPER - VERSÃO 21C PARA WINDOWS 10 - 64 BITS

No primeiro momento consegui realizar a conexão do SQL Developer, acessei o banco e consegui usar normalmente. Já estava conseguindo prosseguir no curso, aula: 3-Manutenção dos dados nas tabelas (02- Inserindo registros na tabela). Porém, ao tentar acessar o banco novamente, deparei com esse problema de conexão:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada: Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection (CONNECTION_ID=JghER138QUyvO0SyHPQgEg==) Código de fornecedor 17002

Vale lembrar que não realizei nenhuma alteração nas configurações, nem nos documentos: listener.ora, sqlnet.ora e tnsnames.ora, conforme print abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Já acompanhei e realizei todas as soluções apresentadas em outros fóruns sobre o assunto e nenhuma delas resolveu o problema, estou há mais de 1 mês sem conseguir continuar o curso devido a essa situação.

Poderiam me auxiliar?

13 respostas

Estou fazendo o curso junto com a Evelyn, inclusive seguimos as etapas juntos, e estou com o mesmo problema. Poderiam nos ajudar?

Olá, Evelyn e Diego, tudo bem com vocês?

Vocês poderiam fornecer mais detalhes do ambiente? Assim, posso entender melhor o que pode estar acontecendo.

  • Vocês estão conseguindo acessar pela linha de comando?
  • Vocês estão utilizando a versão 21 desde o primeiro curso?

Aguardo o retorno!

Olá, Danielle.

Esse é o primeiro curso que faço, no início consegui me conectar e estava utilizando normalmente, porém no dia seguinte não consegui me conectar ao banco, aparecendo esse erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAs configurações estão conforme orientação do professor no vídeo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Conforme o arquivo tnsnames.ora:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se puder nos acompanhar por uma chamada de vídeo no Discord ou Teams ajudaria bastante...pois estamos com urgência em prosseguir devido ao trabalho...e já estamos há bastante tempo tentando resolver e não conseguimos dar continuidade no curso...

  • Você consegue acessar normalmente pela linha de comando (SQL PLUS)?
  • Você poderia acessar os serviços do Windows e verificar se os serviços Oracle estão em execução?

Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

  • Abra o menu Iniciar e digite Serviços

  • Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

Acessando os serviços do windows

  • Ao abrir localize os serviços Oracle OracleServiceXe e OracleOraDB18Home1MTSRecoveryService, OracleOraDB18Home1TNSListener e verifique se estão em execução:

Serviços Oracle

  • Caso todos os serviços estejam em execução, indico que você os reinicie.

  • Verifique também o Firewall e o antivírus, eles também podem barrar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Olá, Danielle! Tudo bem?

Reiniciei os serviços, atualizei o windows, verifiquei o firewall e o antivírus também e tentei me conectar novamente...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para tentar entender o que pode estar acontecendo Evelyn, vamos precisar realizar mais alguns testes, pois, o problema pode estar relacionado a algo especifico do seu ambiente, que não tenho como afirmar exatamente o que seja.

  • Você pode tentar se conectar através da linha de comando e verificar se funciona normalmente? Assim, vamos entender se o problema é geral ou apenas no SQL Developer.

  • Indico que você tente também trocar o tipo da conexão no SQL Developer, ao invés de conectar utilizando o Nome do Serviço, você tente se conectar utilizando o SID.

Qualquer dúvida é só falar!

Boa tarde, Danielle!

Fiz os procedimentos anteriores igual a Evelyn e também não conseguir fazer a conexão. Utilizando o SID também não tive sucesso.

Tentei me conectar através da linha de comando e tive sucesso. Não sei se era exatamente dessa maneira, mas deixo o print para que possa ter certeza:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Diego!

O problema pode estar relacionado apenas a conexão através do SQL Developer, então, você pode tentar realizar alguns testes.

  • Verifique as informações que estão armazenadas nos seus arquivos de conexão.
  • Ao invés de informar o nome da sua máquina em Nome do Host tente informar o IP ou LOCALHOST.
  • Reinicie os serviços e tente novamente se conectar pelo Nome do Serviço.

Bom dia, Danielle.

Além das tentativas mencionadas acima tentei de outras formas e também não deu certo. Até exclui a conexão (nem sei se acabei perdendo tudo o que eu já tinha feito das aulas, mas fiz) e tentei realizar a conexão novamente, porém sem sucesso!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Danielle, você teria disponibilidade de nos ajudar em uma chamada no Discord? Acredito que facilitaria mais o nosso processo...

Danielle, boa noite! Fiquei o dia inteiro tentando resolver o erro do SQL Developer, tentei desinstalar tudo e começar do zero, porém agora, aparece outro erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Já realizei todos os trâmites que você auxiliou outra pessoa nesse tópico: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-instalacao-do-oracle-com-erro-171225

Porém nada resolve também....

Boa noite, Danielle! Tudo Bem?

Perguntei no grupo Data Science(Discord) no tópico de dúvidas-ds, e o Lucas Fugisawa se disponibilizou em ajudar, conseguimos resolver o problema.

Obrigada!

Olá Evelyn!!

Fico feliz em saber que você conseguiu resolver o seu problema :)

Se possível, compartilha aqui com a gente a solução, assim, outros alunos podem seguir o processo caso encontrem o mesmo problema!

Bons estudos!!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software