Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro de conexão com o Mongo

Restaurei meu windows, pois estava com instabilidades. Agora está com este erro e não estou conseguindo acompanhar as aulas, por que até agora não resolvi:

Error: querySrv ECONNREFUSED _mongodb._tcp..jhgusbe.mongodb.net
at QueryReqWrap.onresolve [as oncomplete] (node:internal/dns/promises:294:17) {
errno: undefined,
code: 'ECONNREFUSED',
syscall: 'querySrv',
hostname: '_mongodb._tcp..jhgusbe.mongodb.net'
}
node:internal/process/promises:394
triggerUncaughtException(err, true /* fromPromise */);
^

Error: querySrv ECONNREFUSED _mongodb._tcp..jhgusbe.mongodb.net
at QueryReqWrap.onresolve [as oncomplete] (node:internal/dns/promises:294:17) {
errno: undefined,
code: 'ECONNREFUSED',
syscall: 'querySrv',
hostname: '_mongodb._tcp..jhgusbe.mongodb.net'
}

Node.js v24.14.0

Alguém sabe como resolver?

2 respostas

Olá, George! Como vai?

Esse erro de conexão com o MongoDB que você está enfrentando pode ser frustrante, mas vamos tentar algumas abordagens para resolvê-lo.

1. Configuração do MongoDB Atlas: se você estiver usando o MongoDB Atlas, verifique se o endereço do cluster está correto no seu arquivo de configuração. Certifique-se de que você está usando a string de conexão correta fornecida pelo MongoDB Atlas.

2. Firewall e Antivírus: verifique se o firewall ou o antivírus do Windows não está bloqueando a conexão com o MongoDB. Você pode tentar desativá-los temporariamente para ver se isso resolve o problema.

3. Reiniciar Serviços: tente reiniciar o serviço do MongoDB se você estiver rodando uma instância local. Às vezes, um simples reinício pode resolver problemas de conexão.

Essas são algumas sugestões que podem ajudar a resolver o problema de conexão. Caso minhas indicações não resolvam o seu problema, recomendo que compartilhe todo o seu projeto para que eu possa analisá-lo melhor. Peço que utilize o GitHub como ferramenta de compartilhamento.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.
solução!

Segue repositório: https://github.com/viniciusargolo/node-alura

Já incluí meu IP no Atlas, já incluí o IP 0.0.0.0/0, já reinstalei as dependências, desativei firewall e nada muda.

[edit]
Instalei a versão 20 do node com o nvm, removi o node_modules e package-lock e reinstalei tudo, tirei o srv da string de conexão e por enquanto está funcionando. Acabei colocando a string de conexão no repositório por que tinha colado direto no arquivo de conexão, mas já alterei as credenciais.