2
respostas

Erro de conexão com banco

Instalei tudo conforme o material fornecediro, fiz os teste e tudo funcionando

Subi as images com o comando docker compose up -d e tudo ok também, o container aparece certinho la no docker desktop. Porém ao rodar o comando "go run main.go" tenho o erro abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ``

usando 100% das configurações baixadas do git conforme sugerido em aula, tentei sugestões do forum mais nenhuma dela resolvei o problema, podem me ajudar por favor?

2 respostas

Oi, Felipe, tudo bem?

O erro consta que houve um problema de autenticação para o usuário root.

Como há vários motivos, fica um pouco difícil achar uma solução cirúrgica. Vou deixar algumas sugestões abaixo, tá bem?

  • Confira as credenciais de acesso ao banco de dados: confira, por favor, se o usuário e a senha especificados na configuração da sua aplicação estão corretos e correspondem aos que foram definidos para o banco de dados no arquivo docker-compose.yml ou em qualquer outro lugar onde as credenciais do banco de dados estejam configuradas.

  • Confira o serviço do banco de dados no Docker: verifique se o serviço do banco de dados está rodando corretamente e se as portas estão expostas conforme esperado. Você pode fazer isso com o comando docker ps para listar os containers em execução e docker logs <nome_do_container> para ver os logs do container do banco de dados.

  • Reiniciar os serviços: às vezes, reiniciar os serviços pode resolver problemas de conexão. Tente parar os containers com docker-compose down e depois subi-los novamente com docker-compose up -d.

Se a dúvida persistir, pode me retornar aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Encontrei esse tópico e funcionou para mim aqui, veja se ajuda para você: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-de-conexao-com-banco-352048

Bons estudos e bora se encontrar no Discord da Alura para estudar juntos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software