Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Erro de conexão ao Banco: ORA-12560 - TNS:erro de adaptador de protocolo

Boa noite, pessoal.

Estou com problemas pra conectar o banco de dados. Realizei a instalação conforme o orientado na aula 01. Porém, no momento de conectar ao banco, apresenta o erro:

ORA-12560 - TNS:erro de adaptador de protocolo.

Exemplo:

C:\Users\Elber>sqlplus

SQL*Plus: Release 11.2.0.1.0 Production on Sßb Jun 24 22:13:58 2017

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle.  All rights reserved.

Informe o nome do usußrio: sys
Informe a senha:
ERROR:
ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

Conforme li aqui mesmo e em outros fóruns, tentei configurar em todos os locais. Porém, sem sucesso.

Para facilitar, seguem as configurações:

Computador: Win 10 - 64 bits

Variáveis de ambiente:

Criado a variável: ORACLE_HOME Valor: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\

Dentro da variável PATH, criado o caminho: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\

Configuração TNS (tnsnames.ora):

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:\app\Administrador\product\11.2.0\client_1\network\admin\tnsnames.ora
# Generated by Oracle configuration tools.
ORCL =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LOCAL)(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = ORCL)
)
)

Peço a ajuda de vocês para poder dar sequência nas aulas.

Obrigado e no aguardo.

14 respostas

Ola Élber

No seu path você precisa também incluir a pasta bin para o caminho ficar completo

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Jefferson, obrigado pelo retorno.

Fiz a alteração que vc me recomendou e não funcionou ainda. Continua apresentando o mesmo erro

Élber,

você ja verificou se os serviços do Oracle estão iniciados ? Verifique em Serviços:

o OracleServiceXE e o OracleXETNSListener estão iniciados ??

Jefferson, eu acredito que esteja iniciado sim. Inclusive iniciei manualmente o arquivo.

Existe alguma outra forma de verificar se estão iniciados?

Élber

no menu iniciar do windows digite serviços.

Na coluna nome, procure pelos serviços citados anteriormente. Eles devem estar com status iniciado

eu fiz o teste aqui, desativei os serviços e tentei logar. A mensagem é a mesma que retorna no seu erro.

Ativei os serviços e voltou normalmente.

Jefferson,

Obrigado novamente.

Verifiquei conforme orientado, porém, estavam iniciados e não está funcionando ainda. Aproveitei e reiniciei ambos os serviços para testar. Só que ainda permaneço sem sucesso. Ainda apresenta o mesmo erro.

Fuçando um pouco mais aqui, vi que estava o tempo todo lidando com o TNS errado.

tns do caminho C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN é o seguinte:

XE =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = XE)
    )
  )

EXTPROC_CONNECTION_DATA =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = PLSExtProc)
      (PRESENTATION = RO)
    )
  )

ORACLR_CONNECTION_DATA = 
  (DESCRIPTION = 
    (ADDRESS_LIST = 
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1)) 
    ) 
    (CONNECT_DATA = 
      (SID = CLRExtProc) 
      (PRESENTATION = RO) 
    ) 
  )

Mas e ai? agora tá conseguindo logar ?? Eu nem sabia que existia esse tipo de configuração. Quando você instalou o Oracle você acabou alterando alguma configuração padrão?

Não está rodando ainda

Postei mais por atualização.

O "problema" acredito que seja por eu já ter utilizado o Oracle, em outra versão, quando usava meu computador no trabalho. Lá usava a versão 10g e um sistema de gestão + o PLSQL. Fiz toda a desinstalação e "limpei" tudo da época que utilizava para esses fins.

Porém, o problema persiste e não consigo dar continuidade nas aulas

Élber

eu não sei se você ja deu uma olhada nesse link

http://www.dicasdeprogramacao.com.br/como-desinstalar-o-oracle-completamente/

pode ti ajudar a desinstalar o Oracle completamente. Faça a instalação novamente para ver se vai funcionar agora.

solução!

Boa noite,

Voltei só pra dar um feedback

Bom, foi até que bem simples, mas como fiz muita coisa, não sei bem ao certo o que resolveu.

Acabou que desinstalei por completo as duas versões do Oracle que eu tinha, reinstalei e configurei as variáveis de ambiente (PATH e ORACLE_HOME) e ao logar no sqlplus usei o comando:

user-name: system@asus

Sendo que "asus" é o meu host no TNSNAMES.ora

A quem interessar, assim que resolvi.

Obrigado, Jefferson pelo empenho em me ajudar

Olá Elber

Ainda bem que você conseguiu. Essa parte de implantação não deveria gerar dificuldades. As dificuldades vão vir agora com o SQL e trabalhar com SQL é muito mais importante que cuidar de implantação a não ser se você quer trabalhar com infra ou como Dba.

Concordo, Jefferson.

Geralmente esses problemas não aparecem.

Trabalho com banco, mas geralmente temos todo o ambiente pronto, então fica mais simples.

Obrigado, novamente

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software