2
respostas

Erro de conexao ao banco de dados

Ola, estou abrindo novamento a duvida, pois a anterior foi fechada.

Usuario e senha, sao os definidos no arquivo docker do curso.

Como resolver este problema ? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Eduardo!

Pelas imagens que você compartilhou, parece que você está enfrentando um problema de autenticação ao tentar se conectar ao banco de dados PostgreSQL. A mensagem de erro "failed to initialize database, got error failed to connect to host=localhost user=root database=root: failed SASL auth (FATAL: password authentication failed for user "root")" indica que a senha fornecida para o usuário 'root' está incorreta.

Vamos verificar alguns pontos que podem ajudar a resolver o problema:

  1. Usuário e Senha: Confirme se o usuário e a senha especificados no arquivo de configuração do Docker (e possivelmente em qualquer arquivo de configuração da aplicação) estão corretos e correspondem aos que foram definidos para o banco de dados PostgreSQL.

  2. Arquivo de Configuração do Banco de Dados: Verifique se as credenciais no arquivo de configuração do banco de dados estão corretas. Se você estiver usando variáveis de ambiente para definir essas credenciais, certifique-se de que elas estão sendo passadas corretamente para o contêiner Docker.

  3. Host do Banco de Dados: Se você estiver executando o banco de dados em um contêiner Docker separado, o host não deve ser 'localhost', mas sim o nome do serviço definido no arquivo docker-compose.yml ou o endereço IP do contêiner do banco de dados.

  4. Permissões do Usuário: Certifique-se de que o usuário 'root' tem permissão para se conectar ao banco de dados a partir do host especificado e que ele tem permissão para a base de dados que está tentando acessar.

  5. Porta de Conexão: Se você estiver usando uma porta não padrão para o PostgreSQL, certifique-se de que a porta correta está especificada na string de conexão.

  6. Reiniciar os Serviços: Após fazer qualquer alteração nas configurações, não se esqueça de reiniciar os serviços para que as novas configurações sejam aplicadas.

Se mesmo após essas verificações o problema persistir, recomendo que você revise o arquivo docker-compose.yml (se estiver usando Docker Compose) para garantir que todos os serviços estão configurados corretamente e que as redes estão permitindo a comunicação entre os contêineres.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema. Bons estudos!

Opa, apaguei porque a resposta de cima apareceu.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software