8
respostas

ERRO DE CONEXÃO

Boa noite,

Depois de ter criado a conexão no banco, não consigo me conectar, pois aparece a seguinte mensagem:

Status : Com FalhaFalha no teste: Listener refused the connection with the following error: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given in connect descriptor (CONNECTION_ID=shSnm4iWQ9mi1Xr6PGHfbQ==)

Já verifiquei todos os arquivos tnsnames, sqlnet e listener, ao meu ver, está tudo ok. Já não sei o que fazer!

8 respostas

Olá, Eduardo, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente?

  • Aparece alguma mensagem quando você abre o SQL developer? Como por exemplo, ** Não foi encontrada nenhuma entrada TNS**.
  • Você consegue se conectar através da linha de comando?
  • Você poderia verificar também, quais serviços Oracle foram criados e se eles estão iniciados?

Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

  1. Abra o menu Iniciar e digite Serviços
  2. Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

menu iniciar do windows, no campo de busca está digitado serviços e em melhor correspondências a opção serviços está destacada com um retângulo vermelho sem preenchimento

  1. Ao abrir tente localizar os serviços da Oracle:

Serviços do windows, onde o serviço OracleServiceXe e  OracleXETNSListener estão destacados com um retângulo vermelho sem preenchimento

  • Caso os serviços estejam iniciados, os reinicie e tente novamente conectar ao banco de dados.

Quando eu abro o SQL Developer ele aparece essa mensagem como você mencionou no primeiro item, agora nos outros mencionados, eu consigo sim me conectar através linha de comando, e os serviços estão sim inicializados. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que você pode tentar fazer Eduardo, é carregar um arquivo TNS, que esta na pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

  • Na nova janela que abrir acesse o diretório C:\app\EduardoHenrique\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretório sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

  • Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

  • Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

  • Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Boa tarde Danielle, fiz o procedimento que você mandou, mesmo assim não consigo me conectar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Certo Eduardo, então vamos realizar mais alguns testes.

  • Ao invés de realizar a conexão utilizando o SID, tente utilizar o Nome do Serviço.
  • Você poderia disponibilizar os dados, dos seus arquivos TNS e LISTENER?

Boa noite Danielle, eu resolvi instalar o oracle no notebook da empresa, pois é permitido que eu faça a instalação pra estudos e deu certo. Talvez o problema da minha máquina pessoal seja por conta do sistema operacional que é o windows 11. Algum programa deve está usando a porta de serviço do oracle, mas até achar qual o programa. Mas enfim, deu certo. Muito obrigado pelo suporte.

https://www.youtube.com/watch?v=z45q0k2nhqw TENTE ESSA SOLUÇÃO, CONSEGUI RESOLVER COM ELA.

Olá! Tive o mesmo problema mas consegui solucionar trocando o nome do host de 'localhost' para o nome de host que aparecia nas propriedades do Net Manager.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software