Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Erro de compilação no Ruby

Estou com este erro cada vez que compilo

Traceback (most recent call last):
        4: from main.rb:3:in `<main>'
        3: from C:/Users/benev/OneDrive/alura/rubytres/fogefoge/fogefoge.rb:139:in `inicia_fogefoge'
        2: from C:/Users/benev/OneDrive/alura/rubytres/fogefoge/fogefoge.rb:121:in `joga'
        1: from C:/Users/benev/OneDrive/alura/rubytres/fogefoge/heroi.rb:13:in `calcula_nova_posicao'
C:/Users/benev/OneDrive/alura/rubytres/fogefoge/heroi.rb:13:in `+': no implicit conversion of Integer into String (TypeError)

minha função principal é está

require_relative 'ui'
require_relative "heroi"

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto= File.read(arquivo)
    mapa = texto.split("\n")
end

def encontra_jogador(mapa)
    caracter_do_heroi ="H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual,linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi 
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha =  linha_atual
            jogador.coluna = coluna_do_heroi
            return jogador
        end
    end
    nil
end



def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size

    estourou_linha = posicao[0] < 0  || posicao[0] >= linhas
    estourou_coluna = posicao[1] <0  || posicao[1]>= colunas

    if estourou_linha || estourou_coluna
        return false
    end

    if mapa[posicao[0]][posicao[1]]== "X"
        return false
    end

    true
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size

    estourou_linha = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_coluna = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas

    if estourou_linha || estourou_coluna
        return false
    end

    if mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
        return false
    end

    true
end

def soma(vetor1,vetor2)
    [vetor1[0]+vetor2[0],vetor1[1]+vetor2[1]]
end


def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma posicao, movimento
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes
end

def move_fantasma(mapa,novo_mapa,linha,coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha,coluna]
    if posicoes.empty?
        return
    end
    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna]=" "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]]="F"
end

def copia_mapa(mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F"," ").split "\n"

end


def move_fantasmas(mapa)
    caracter_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caracter_atual, coluna|
            eh_fantasma = caracter_atual == caracter_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa,novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa(2)
    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento


        heroi = encontra_jogador mapa
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next
        end
        heroi.remove_do mapa
        heroi_posicao.coloca_no mapa

        mapa = move_fantasmas mapa    
            if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break
            end

    end
end 

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

e minha classe Herói é está

class Heroi
    attr_accessor :linha, :coluna

        def calcula_nova_posicao(direcao)
        novo_heroi= dup
        movimentos ={
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [+1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, +1]
        }
            movimento = movimentos[direcao]
            novo_heroi.linha += movimento[0]
            novo_heroi.coluna+= movimento[1]
            novo_heroi
    end 

    def to_array
         [linha,coluna]
    end

    def remove_do(mapa)
        mapa[linha][coluna]=" "

    end

    def coloca_no(mapa)
        mapa[linha][coluna] = "H"
    end

end
1 resposta
solução!

Opa, parece que você ta chamando o método calcula_nova_posicao passando uma string em vez de um int... Tenta fazer uma conversão antes?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software