6
respostas

Erro de compilação

Olá Vinicius, blz?

Estou pegando um erro aqui, de compilação que não estou achando. Veja o arquivo conexaoDB.php, está correto pois executei na aula anterior e rodou sem problemas. Mas este não achei.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Oii, Antonio.

Qual a mensagem de erro que aparece?

Porque eu não vejo nenhum erro na imagem que você enviou. Se for a linha verde embaixo do nome "conexao", é só uma maneira do PHPStorm dizer que a palavra pode estar escrita errada, porque ele induz que você está desenvolvendo em inglês.

Olá Vinicius, esse erro aqui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Veja que o arquivo conexaoDB.php, está correto.

Certo, o erro indica que está faltando o drive do pdo.

Por padrão algumas extensões do PHP vem desabilitadas, então vamos habilitar a extensão pdo_mysql, para isso:

  1. Encontre o arquivo php.ini no seu ambiente PHP. Esse arquivo contém as configurações do PHP. Geralmente, está na pasta php do diretório de instalação do PHP. Obs: Pode ser que não exista este arquivo com esse nome, então você deve renomear o arquivo php-ini.development para php.ini
  2. Abra o arquivo com o bloco de notas e procure por uma linha semelhante a esta:
;extension=pdo_mysql
  1. Remova o ponto e vírgula no início para ativar a extensão:
extension=pdo_mysql

Após fazer isso, reinicie o servidor local do PHP

Espero ter ajudado e bons estudos :)

Não, existe sim. Fiz logo no inicio da instalação, uma das primeiras aulas.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vinicius, Preciso me acostumar com PHP. Fiz este procedimento que pediu: Após fazer isso, reinicie o servidor local do PHP

Deu certo. desculpe!

Tranquilo, Antonio! Sem nenhum problema :)

Bons estudos :)

Não esqueça de marcar o tópico como solucionado :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software