1
resposta

Erro de autenticação na API

estou fazendo o curso cypress: automatizando testes end2end e no 4°topico do curso fala sobre fazer testes na API, mas eu estou autendicado na API. Quero ver com vocês se há um modo de eu me autenticar na APi?

1 resposta

Olá João! Como vai?

Geralmente, a autenticação em APIs pode ser feita de algumas maneiras, dependendo do tipo de autenticação que a API está utilizando (por exemplo, token, OAuth, etc.).

Um método comum é a autenticação via token. Aqui está um exemplo de como você pode configurar isso no Cypress:

1. Obtenha o token de autenticação: Normalmente, você precisará fazer uma requisição para a API para obter o token. Isso pode ser feito no Cypress usando o comando cy.request(). Por exemplo:

cy.request({
      method: 'POST',
      url: 'https://sua-api.com/login',
      body: {
        username: 'seu-usuario',
        password: 'sua-senha'
      }
    }).then((response) => {
      const token = response.body.token;
      // Armazene o token para usar em requisições futuras
      cy.wrap(token).as('authToken');
    });

2. Use o token nas requisições subsequentes: Depois de obter o token, você pode usá-lo para autenticar suas requisições. Por exemplo:

cy.get('@authToken').then((token) => {
      cy.request({
        method: 'GET',
        url: 'https://sua-api.com/endpoint-protegido',
        headers: {
          Authorization: `Bearer ${token}`
        }
      }).then((response) => {
        // Verifique a resposta da API
        expect(response.status).to.eq(200);
      });
    });

Certifique-se de substituir as URLs e os dados de autenticação pelos valores corretos da sua API. Se a API utilizar outro método de autenticação, como OAuth, a configuração pode ser um pouco diferente.

No mais, caso não consiga fazer utilizando os passos que deixei, peço que compartilhe comigo todo o seu projeto, para que assim eu posso analisá-lo e testá-lo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.