Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

erro cv2.face.EigenFaceRecognizer_create()

Olá.

Segui os passos do professor da aula 4, porém, ao executar o código:

modelo_eigenfaces = cv2.face.EigenFaceRecognizer_create()

apareceu o erro: "AttributeError: module 'cv2' has no attribute 'face'"

Verifiquei aqui no fórum que algumas pessoas instalaram o "opencv-contrib-python". Instalei, mas continuou com esse erro.

Verifiquei que algumas coisas do OpenCV foram descontinuadas na versão do Python 3.10 (versão que estou utilizando), então tentei criar um novo ambiente virtual com a versão Python 3.7.17. Porém não consegui fazer isso, uma vez que na minha máquina só possuo o Python 3.10 e, ao fazer o download do Python 3.7.17, o arquivo executável não está sendo encontrado.

Não tem nada que substitua o "cv2.face.EigenFaceRecognizer_create()"?

Como eu posso criar esse ambiente virtual com a versão Python 3.7.17? É possível fazer o downgrade da versão do Python de um ambiente virtual já criado?

4 respostas

Olá Vivian, tudo bem com você?

A versão 3.10 do Python é relativamente nova, então é normal que algumas bibliotecas ainda não tenham se atualizado para suportar essa versão da linguagem. O que te indico a fazer é desinstalar o Python 3.10 no painel de controle do Windows e após isso instale a versão 3.7.17. Dessa forma, conseguirá utilizar uma versão do Python compatível com a biblioteca cv2.

Observação: É possível sim utilizar duas versões do Python no mesmo ambiente, mas, exigiria outras configurações que são mais onerosas do que a desinstalação da versão atual.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Espero ter ajudado. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Rafael. Alterei a versão do Python e do OpenCV conforme as versões utilizadas pelo professor, mas continua dando erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Olá Vivian.

Obrigado por compartilhar a imagem, facilitou para entender o que estava ocorrendo. O erro apresentado ocorre devido a divergência entre a versão da biblioteca OpenCV para com a versão do Python 3.7.17 que está sendo utilizada. Peço que desinstale o OpenCV e realize uma nova instalação de uma versão da biblioteca OpenCV que é compatível com as novas versões do python, para isso basta seguir os passos apresentados abaixo:

  • Abra o seu projeto no VsCode

  • Abra o terminal do Vs Code e desinstale a versão antiga do OpenCV executando o comando abaixo. Caso seja perguntado se deseja continuar pressione "Y" e tecle enter:

    pip uninstall opencv-python
    
  • Instale a nova versão do OpenCV, executando o comando abaixo no terminal:

    pip install opencv-contrib-python
    
  • Após a instalação, reinicie o ambiente de execução do arquivo. Para isso, basta clicar no botão "Restart" na parte superior da tela. Caso seja perguntado se deseja continuar clique no botão "Restart" na janela que será aberta:

    Imagem exibindo a barra de botões com destaque para o botão Restart

  • Neste momento, basta executar as células com os códigos e dar continuidade nos passos da aula.

Todavia, no curso o instrutor utiliza o Anaconda juntamente com o Jupyter para fazer o passo a passo do curso. No seu caso, você usa o Python juntamente com o Visual Studio Code. Eu recomendo que você veja novamente o preparando o ambiente da aula e siga exatamente esse passo a passo de instalação para não ter erros futuros.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Espero ter ajudado. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Agora deu certo! Obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software