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erro console canvas

Eu fiz esse Código aqui e está funcionando. Contudo, quando eu abro o console, dá o erro "Uncaught TypeError: Cannot read property 'pageX' of undefined at desenhaCirculo (desafio.html:15) at HTMLCanvasElement.desenhaCirculo (desafio.html:40)".

porque está dando esse erro?? como consertar? obrigada!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        if(evento.shiftKey == true) {


        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var bolinhaVinte = 20;

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10 + bolinhaVinte, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);


        }
            if(evento.shiftKey == false) {

                desenhaCirculo();

            }

     }



    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas

    }




    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
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solução!

Olá Ligia, tudo bem com você?

O problema está aqui, veja:

if(evento.shiftKey == false){
    desenhaCirculo();
}

Observe que a função desenhaCirculo espera um evento:

    function desenhaCirculo(evento) {

Mas quando executamos no if não passamos nenhum evento, então na hora de fazer:

var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;

Temos um erro, pois evento é nulo, e na verdade não precisamos dessa verificação, pois já desenhamos o círculo no começo da função, poderíamos tranquilamente excluir esse trecho do código:

if(evento.shiftKey == false) {
    desenhaCirculo();
}

Uma coisa que é legal é ver um pouco da solução do instrutor, veja que aqui você duplicou todo seu código:

     if(evento.shiftKey == true) {


        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var bolinhaVinte = 20;

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();

Veja que em cima já calculamos o x, y, então não precisamos copiar duplicar, na verdade o que queremos alterar é apenas o raio, então poderíamos ter algo assim:

var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var raio = 10

if(evento.shiftKey == true) {
    raio = 20
}

E depois da verificação podemos desenhar corretamente:

var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var raio = 10

if(evento.shiftKey == true) {
    raio = 20
}

pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10 + raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);

Conseguiu Compreender?

Abraços e Bons Estudos!

Obrigada! Então, bastava mudar o raio, né? perfeito!

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