2
respostas

Erro conceitual

Ola, tudo bem?

Salvo engano, acredito que ha um erro conceitual sobre a validade de realizar z-test entre a média do filme Toy Story e o filme Silence of the Lambs.

Um teste de hipoteses pode SIM ser realizado entre a média de duas distribuições que não satisfazem a condição de normalidade, pois o teorema central do limite garante que a distribuição das médias de uma amostra segue uma distribuição normal independentemente da distribuição da amostra. O teorema é valido quando o tamanho da amostra tende ao infinito, mas em termos praticos se utiliza que quando n é maior que 30 podemos validar o teorema e utilizar um Z-test.

O t-test, de outro lado, precisa sim que a distribuição da amostragem se aproxime de uma normal.

2 respostas

Alguém?

Boas Ricardo! Tudo bem? Espero que sim

Desculpe a demora em responder.

O instrutor Guilherme aponta justamente a importância de verificar se as variáveis têm a característica de terem uma distribuição normal e quando ele verifica que não é o caso utiliza um teste diferente que não assume isso.

Diagrama que informa qual teste usar de acordo com o número de observações de uma amostra e de sua normalidade

  • Quando o tamanho da amostra tiver 30 elementos ou mais, deve-se utilizar a distribuição normal, como estabelecido pelo teorema do limite central.
  • Para um tamanho de amostra menor que 30 elementos, e se pudermos afirmar que a população se distribui aproximadamente como uma normal e o desvio padrão populacional for conhecido, deve-se utilizar a distribuição normal.
  • Para um tamanho de amostra menor que 30 elementos, e se pudermos afirmar que a população se distribui aproximadamente como uma normal e o desvio padrão populacional for desconhecido, deve-se utilizar a distribuição t de Student.

Ademais, deixo a indicação desse vídeo que reforça os conhecimentos descritos acima.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software