3
respostas

Erro comando yarn build

Estou enfrentando o erro abaixo ao rodar o comando yarn build

yarn run v1.22.22
$ prisma migrate dev && prisma generate && prisma db seed && next build
Environment variables loaded from .env
Prisma schema loaded from prisma/schema.prisma
Datasource "db": PostgreSQL database "codeconnect_dev", schema "public" at "localhost:5432"

Error: P1000: Authentication failed against database server at `localhost`, the provided database credentials for `postgres` are not valid.

Please make sure to provide valid database credentials for the database server at `localhost`.
error Command failed with exit code 1.
info Visit https://yarnpkg.com/en/docs/cli/run for documentation about this command.

Ao que me parece está faltando a senha para acessar o banco de dados, essa senha e uma senha padrão? A mesma não foi fornecida no curso. Ou devo instalar no meu computador o banco de dados PostgreSQL e acessar com a minha senha?

3 respostas

Olá, Leticia, como vai?

O erro indica que o comando não conseguiu autenticar no banco de dados usando as credenciais fornecidas no arquivo .env. Isso ocorre porque o Prisma espera encontrar as variáveis de ambiente configuradas corretamente. Verifique se você tem algo como o seguinte configurado no arquivo .env:

POSTGRES_PRISMA_URL="postgresql://postgres@localhost:5432/codeconnect_dev"
POSTGRES_URL_NON_POOLING="postgresql://postgres@localhost:5432/codeconnect_dev"

Tente também clonar (ou baixar o zip) do repositório por esse link.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Mike, estou bem e você?

Tenho o arquivo .env configurado exatamente dessa forma no projeto, pois de fato eu baixei o zip do projeto. Não mudei nada com relação aos arquivos do projeto pois até o momento não conseguir avançar dessa parte, tentei rodar mais uma vez o comando "yarn build" e continuo obtendo o mesmo erro. Gostaria que esse problema fosse discutido com a mentora do curso pois, possa haver algo em que ela possa ajudar. Vi que há mais alunos com o mesmo problema que relatei, o assunto abordado no curso e extremamente interessante e eu gostaria de aprende-lo, porém me sinto frustrada em não conseguir avançar no curso.

Não tenho acesso a plataforma discord pois minha conta da Alura e coorporativa e minha empresa não autoriza a utilização deste aplicativo.

Desde já agredeço a atenção e aguardo um retorno para poder seguir com os estudos.

Erro ao rodar o comando "yarn build"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Leticia.

Eu procurei saber sobre outras possíveis causas desse erro e eu descobri que pode estar sendo causado por uma instância local do PostgreSQL sendo executada. Caso você tenha instalado em seu sistema, pode ser o que esta causando o problema! Você pode conferir se é o caso, por favor? Vou listar algumas possíveis soluções:

Esse usuário do StackOverflow sugeriu parar o processo do PostgreSQL pele gerenciador de tarefas.

gerenciador de tarefas do windows destacando o processo do postgres

Esses outros usuário do Medium, do Reddit e do Dev.to sugerem simplesmente desinstalar o PostgreSQL da máquina. Todos os links citados acima estão em inglês, mas usando recursos de tradução é possível compreender.

Faça os testes, por favor, e me retorne assim que possível.

Fico no aguardo e à disposição