5
respostas

Erro com react-native 0.60 - '.' não é reconhecido como comando externo

Olá, segui os passos da documentação, que estão diferentes dos mostrados no curso.

O problema é que o comando:

react-native run-android

Agora me retorna "'react-natve' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.", e o comando npm run android me retorna a seguinte mensagem:

"

Insta_Alura@0.0.1 android C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura cd ./android && ./gradlew app:assembleDebug && ./gradlew installDebug

'.' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. npm ERR! code ELIFECYCLE npm ERR! errno 1 npm ERR! Insta_Alura@0.0.1 android: cd ./android && ./gradlew app:assembleDebug && ./gradlew installDebug npm ERR! Exit status 1 npm ERR! npm ERR! Failed at the Insta_Alura@0.0.1 android script. npm ERR! This is probably not a problem with npm. There is likely additional logging output above.

npm ERR! A complete log of this run can be found in: npm ERR! C:\Users\Ricardo Alves\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2019-09-30T03_20_47_070Z-debug.log"

Aqui está meu repositório atual: https://bitbucket.org/ricardoalves0/react-native-1/src/master/

Será que vocês poderiam me ajudar? Preciso disso pra poder prosseguir no curso.

Obrigado!

5 respostas

Ricardo, bom dia!

Você chegou a instalar o react native atráves do comando

npm install -g react-native-cli

Caso tenha, ainda assim é necessário rodar o comando

npm install

Na raiz do projeto para instalar as dependencias

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Felipe, boa noite!

Segui sua dica, mas não consegui resolver meu problema com o build da app principal agora.

O que me aparece quando tento rodar "react-native run-android", é essa mensagem que aparece no meu console:

info Running jetifier to migrate libraries to AndroidX. You can disable it using "--no-jetifier" flag.
Jetifier found 1177 file(s) to forward-jetify. Using 6 workers...
info JS server already running.
info Installing the app...

Configure project :app 
WARNING: The specified Android SDK Build Tools version (25.0.1) is ignored, as it is below the minimum supported version (26.0.2) for Android Gradle Plugin 3.0.1.
Android SDK Build Tools 26.0.2 will be used.
To suppress this warning, remove "buildToolsVersion '25.0.1'" from your build.gradle file, as each version of the Android Gradle Plugin now has a default version of the build tools.

FAILURE: Build failed with an exception.

* Where:
Script 'C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\react-native\react.gradle' line: 193

* What went wrong:
A problem occurred configuring project ':app'.
> Could not get unknown property 'mergeResourcesProvider' for object of type com.android.build.gradle.internal.api.ApplicationVariantImpl.

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 2s

error Failed to install the app. Make sure you have the Android development environment set up: https://facebook.github.io/react-native/docs/getting-started.html#android-development-environment. Run CLI with --verbose flag for more details.
Error: Command failed: gradlew.bat app:installDebug -PreactNativeDevServerPort=8081

C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura>react-native run-android
info Running jetifier to migrate libraries to AndroidX. You can disable it using "--no-jetifier" flag.
Jetifier found 1177 file(s) to forward-jetify. Using 6 workers...
info JS server already running.
Error: Command failed: gradlew.bat app:installDebug -PreactNativeDevServerPort=8081

FAILURE: Build failed with an exception.

* Where:
Script 'C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\react-native\react.gradle' line: 193

* What went wrong:
A problem occurred configuring project ':app'.
> Could not get unknown property 'mergeResourcesProvider' for object of type com.android.build.gradle.internal.api.ApplicationVariantImpl.

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 2s

at checkExecSyncError (child_process.js:621:11)
    at execFileSync (child_process.js:639:15)
    at runOnAllDevices (C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\@react-native-community\cli-platform-android\build\commands\runAndroid\runOnAllDevices.js:74:39)
    at buildAndRun (C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\@react-native-community\cli-platform-android\build\commands\runAndroid\index.js:158:41)
    at C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\@react-native-community\cli-platform-android\build\commands\runAndroid\index.js:125:12
    at processTicksAndRejections (internal/process/task_queues.js:85:5)
    at async Command.handleAction (C:\Users\Ricardo Alves\Desktop\Ricardo\Cursos_Alura\React_Native_0\repo\Insta_Alura\node_modules\react-native\node_modules\@react-native-community\cli\build\cliEntry.js:160:7)

Será que pode ser algo com a versão de alguma deppendência? Ou algo relacionado com as mudanças feitas nos arquivos android?

Obrigado!

Ricardo, boa tarde!

Olha, vou ser sincero, não sei o que está ocorrendo, pode ser algo do seu ambiente. Você pode compartilhar o seu código via github com a gente? Assim eu testo aqui e posso te orientar melhor!

Aguardo sua resposta e bons estudos!

Essas mensagens de erro de "unknown properties" geralmente são algum conflito do Graddle com algum componente instalado no projeto. O Graddle é usado para compilar o projeto para Android

Pelo código fonte, eu vi que a versão do Graddle que está sendo utilizada é a 4.4

Aqui tem um link descrevendo um problema parecido, onde depois de atualizar a versão do Graddle para 4.10 (e fazer outros ajustes) o problema deixou de ocorrer.

Segue o link:

https://github.com/wix/react-native-navigation/issues/4757

Infelizmente, isso ainda não resolveu meu problema. Fiz um upload da última versão do meu código pro repositório.

https://bitbucket.org/ricardoalves0/react-native-1/src/master/

Como não tenho muita experiência no assunto, queria que alguém pudesse clonar o código e discutir sobre ele aqui comigo.

Não queria ter que parar os estudos no curso por conta desse problema.

Obrigado a todos que me responderam