2
respostas

Erro com o embedding

Estou seguindo os códigos da aula e concordo com o tópico acima, esta aula está muito abaixo das outras da plataforma em qualidade. O instrutor não ensina, apenas replica os códigos.

O erro que estou tendo, pelo que entendi pesquisando, é por conta dos API, tanto Gemini quanto OpenAI, que não suportam esse volume de dados para embedding com contas gratuitas, como se tivessem esgotado a quota. Gostaria de saber como prosseguir

2 respostas

Fala João,
Tive bastantes problemas com isso até me dar conta (e também há outros posts resolvidos sobre isso aqui), que na verdade pode ser o modelo do GoogleGenerativeAIEmbeddings, que já não é mais o que foi mostrado na aula (model="models/embedding-001"), mas sim o "gemini-embedding-001".
Então ficaria:

embredder_principal = GoogleGenerativeAIEmbeddings(model="gemini-embedding-001")

Mas já adianto que provavelmente tu terás problemas mais adiante com as versões das bibliotecas também.
As versões que estão sendo compatíveis até então pra mim, são:

langchain==0.3.26
langchain-community==0.3.27
langchain-google-genai==2.1.8
sentence-transformers==4.1.0
scikit-learn==1.6.1
"unstructured[pdf]"==0.18.11
duckdb==1.3.2
pandas==2.2.2
tiktoken==0.9.0
chromadb==1.0.15

Abraço

Obrigado pelo esclarecimento! Também tive problemas com o modelo do GoogleGenerativeAIEmbeddings e o que você passou aqui funcionou.