Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro com hibernate 5.3

Olá a todos, tudo certo?
Estou aqui no curso de JPA utilizando a versão do hibernate 5.2.6, que é a mesma versão utilizada pelo instrutor. 
Quando executo o projeto usando esta versão do hibernate, tudo ocorre normalmente, mesmo usando o sistema de modularização do java 11. 
No entanto, quando resolvo experimentar a versão mais recente do hibernate, que é a versão 5.3.7, acontece aquele erro do módulo Jaxb não ser carregado. Aí eu tomo uma excessão do tipo ClassNotDephFounderror. 
Baseado nisso, tenho dois questionamentos: 

• Por que esse erro só acontece na versão 5.3 do hibernate?
  • Como faço para carregar o módulo do Jaxb para poder usar o hibernate 5.3?
Agradeço desde já, e aguardo. Abraços!
4 respostas

Bom dia Guido, realmente é muito estranho mesmo, você está usando maven?

Oi Guilherme, e demais participantes. Tudo certo?
Não estou usando o maven por enquanto, devido ao foco do curso ser somente JPA. 
E o mais estranho ainda, é que o hibernate 5.3.7 não vem com a pastinha JPA dentro da pasta lib.
Só tem a pasta jpa metamodel. Acredito que eles devem ter empacotado a implementação JPA nessa pasta.
Abraços!
solução!
Olá pessoal, tudo bem?
Descobri através do blog da Caelum uma solução boa para aquele bendito erro do hibernate. 
Neste tópico, havia me referido a um erro que acontece nas versôes mais novas do hibernate, em conjunto com as versões modularizadas do java 9, 10 e 11.
Segundo o blog da Caelum, devemos fazer o download dos arquivos .jar do jaxb via maven, ou via navegador. 
Depois disso, devemos colocar esses arquivos .jar do jaxb no classpath da nossa aplicação. Aí, pára de dar esse bendito erro.
É isso aí, espero ter auxiliado. 

Bacana Guido, e obrigado por postar a solução! Bons estudos