Quando tento executar as funções dá o seguinte erro: Undefined variable: saldo
Alguém sabe informar o porquê?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando tento executar as funções dá o seguinte erro: Undefined variable: saldo
Alguém sabe informar o porquê?
Carolina, pode compartilhar seu código?
O erro diz que uma variável chamada saldo não existe.
Eu fiz exatamente como no curso e mesmo assim não funciona.Eu consigo criar a conta normalmente, mas quando tento chamar qq função não funciona. Eu to usando o php 7.4.3
Os passos que estou fazendo são: php > $primeiraConta = new Conta(); php > var_dump($primeiraConta); object(Conta)#1 (1) { ["cpf"]=> uninitialized(string) ["nome"]=> uninitialized(string) ["saldo"]=> float(0) } php > $primeiraConta->depositar(100); PHP Notice: Undefined variable: saldo in /var/www/html/aprendendo-php/Conta.php on line 39 PHP Notice: Undefined property: Conta::$ in /var/www/html/aprendendo-php/Conta.php on line 39
============================================ class Conta { public string $cpf; //atributos public string $nome; public float $saldo = 0;
public function sacar(float $valorSacar): void {
if($valorSacar > $this->$saldo){
echo "Você não pode sacar";
return;
}
$this -> $saldo -= $valorSacar;
}
public function depositar(float $valorDepositar) : void {
if($valorDepositar < 0){
echo "Depósito deve ser valor positivo";
return;
}
$this -> $saldo += $valorDepositar;
}
public function transferir(float $valorATransferir, Conta $contaDestino): void
{
if ($valorATransferir > $this->saldo) {
echo "Saldo indisponível";
return;
}
$this->sacar($valorATransferir);
$contaDestino->depositar($valorATransferir);
}}
Carolina, não é $this -> $saldo . É $this->saldo. Para acessar propriedades nós não utilizamos o $.
Funcionooouuu!!! Muito obrigada Vinicius! Desculpa eu ter me passado nisso. Aproveitando o espaço, você é um ótimo professor. Todos os cursos que você administra são maravilhosos. Parabéns!
Não precisa se desculpar, Carolina. É mais do que normal. :-D
E muito obrigado pelo feedback. Fico muito feliz que esteja gostando. :-D :-D