Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Erro com a câmera do emulador.

Olá, boa noite a todos. Estou tendo erro com a câmera do emulado, mas não imagino que tenha relação com o app, pois não consigo acessar a câmera pelo app próprio da câmera, fora do app da agenda. Quando tento acessar aparece a mensagem. "Can't connect to the camera.".

7 respostas

Olá Renato,

Verifique se a sua câmera tem algum driver específico para o seu sistema operacional. A câmera do emulador só irá funcionar se você conseguir usar sua câmera em outros aplicativos do seu sistema operacional como Skype, Hangouts, etc.

Olá Jeferson bom dia.

Então, o driver da Webcam está atualizado e funcionando normalmente em outros programas, menos no emulador do Android Studio.

Olá Renato,

Imagino que você já configurou o seu emulador para usar a webcam certo? Caso não tenha feito, entre no menu Tools > Android > AVD Manager. Na janela que abrir, clique no botão com o lápis ao lado do seu emulador. Agora nas opções do emulador, procurer Advanced settings e depois modifique na seção Camera Front e Camera Back para Webcam. Reinicie o emulador e faça o teste novamente.

Existem algumas incompatibilidades com as webcams de alguns notebooks então pode ser que mesmo fazendo todo o processo corretamente você não consiga usar a webcam diretamente. Nesse caso, recomendamos ou usar a opção Emulated (ao invés de Webcam) ou então realizar os testes diretamente em um dispositivo Android.

Olá, Jeferson, obrigado por responder novamente. Realmente eu já tinha feito esse procedimento mas não funcionou nem mesmo direto pelo app de câmera. Então imagino que seja o que você falou, sobre ser o meu notebook. Ele é um pouco antigo, mas é um notebook muito bom. Ainda assim, baseando no que você falou, por ele ser antigo ele pode não ter essa compatibilidade né. Então, sobre o Emulated, ele funciona com outros aplicativos dentro do emulador, mas não no app que estou fazendo durante o curso. Vi em outros foruns que houve uma alteração por parte da Google em relação a isso, do Android 6.0 para o 7.0, Ou seja, no emulador, continua não funcionando, mas no meu celular o app pessoal funciona. Será que tem alguma coisa a ver com permissão? O que necessariamente eu deveria estudar para fazer com que funcione tanto no Android 6.0 quanto no 7.0.

solução!

Olá Renato,

Pode ser que esteja relacionado com essas alterações sim. Colocamos um texto adicional explicando as mudanças do Android 6 para o Android 7 na resposta do seguinte exercício:

https://cursos.alura.com.br/course/android-studio-ii-integracoes-e-recursos/task/23374

Dá uma olhadinha lá e vê se ajuda!

AAAA Jerfeson, poxa, muito obrigado mesmo. É que eu fico vendo os vídeos 3, 4 vezes e fazendo junto com o professor antes de fazer os exercícios, por isso ainda não tinha chegado alí. Desatenção minha. rsrs Mas é bom que tem outras pessoas com a mesma mania né. Esse fórum pode ajudar. Muito Obrigado, novamente.

Boa noite Jeferson, estou também com o mesmo problema não consigo fazer a câmera funcionar no emulador, já tentei varias versões do Android 5,6 e 7.1.1 . No emulador e no App somente exibe a mensagem que não consegue se conectar com a câmera . Estou utilizando o windows 10 e a Web-cam está funcionando pelo Windows. Você tem alguma sugestão.

Att. Lincoln John