Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Erro com a bilioteca pdo_sqlite

Estou tendo o seguinte erro: PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite'

Rodei o código com a extensão "extension=pdo_sqlite" habilitada e não habilitada Rodei o código com o "extension_dir= "ext" " habilitada e não habilitada

Em todos esses casos eu tenho um erro

Verifiquei com o comando php -m e o pdo_sqlite não aparece lá. Acredito que esse seja o problema, mas como faria para ativar ele?

Meu sistema operacional: Ubuntu

Atualização:

Instalei o módulo pelo comando "sudo apt-get install php-sqlite3"

Rodei o código e funcionou, mas ainda estava dando aquele warning. Desabilitei o "extension=pdo_sqlite" no php.ini e este warning parou de aparecer e o código está funcionando.

Só me fica um dúvida. Porque quando eu desabilitei o "extension=pdo_sqlite", o código funcionou perfeitamente?

1 resposta
solução!

Olá, Pedro! Como vai?

O que possivelmente aconteceu é que, ao instalar o módulo php-sqlite3 pelo comando sudo apt-get install php-sqlite3, você já habilitou o uso do SQLite no PHP, que inclui o pdo_sqlite.

O arquivo php.ini é o principal arquivo de configuração do PHP e, quando você adicionou a linha extension=pdo_sqlite, você estava tentando ativar manualmente uma extensão já ativada pelo pacote php-sqlite3. Isso resultou no warning que você estava vendo, pois o PHP estava tentando carregar uma extensão que já estava carregada.

Quando você comentou ou removeu a linha extension=pdo_sqlite do php.ini, o warning parou de aparecer porque o PHP parou de tentar carregar a extensão pdo_sqlite duas vezes.

Em resumo, o pacote php-sqlite3 já habilita o pdo_sqlite, então não é necessário habilitá-lo novamente no php.ini.

Espero ter esclarecido e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.