Boa tarde pessoal, estou com problema no 5 exercício aonde pede a soma entre dois números, quando executo o meu código ao invés de somar ele apenas junta os dois números. Por exemplo: 5 + 5 = 55.
Podem me ajudar por favor? Seguem prints da tela:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde pessoal, estou com problema no 5 exercício aonde pede a soma entre dois números, quando executo o meu código ao invés de somar ele apenas junta os dois números. Por exemplo: 5 + 5 = 55.
Podem me ajudar por favor? Seguem prints da tela:
Olá, Luiz!
O problema está ocorrendo porque os valores recebidos do prompt são tratados como strings (textos) e não como números. Quando você usa o operador "+" com strings, ele realiza uma concatenação em vez de uma soma.
Para corrigir isso, você precisa converter as strings para números antes de somá-las. Você pode fazer isso usando a função parseInt() para números inteiros ou parseFloat() para números com casas decimais. Aqui está um exemplo de como você pode alterar a função botaoSoma() para corrigir o problema:
function botaoSoma() {
let numeroUm prompt('Digite um número: ');
console.log(numeroum);
let numeroDois = prompt('Digite um número:');
console.log(numeroDois);
// Convertendo as strings para números inteiros
let valorUm = parseInt(numeroUm);
let valorDois = parseInt(numeroDois);
// Realizando a soma dos valores numéricos
let soma = valorUm + valorDois;
alert(`A soma entre os números ${numeroUm} e ${numeroDois} é igual a ${soma}.`);
}
Se os números inseridos pelo usuário podem ser decimais, use parseFloat() no lugar de parseInt().
Espero ter ajudado. Fico disponível para ajudar!
Até mais e bons estudos!