Olá Renato,
Quando você instala o Node.js no windows, ele automaticamente coloca no path o comando node
e o npm
.
Peço que rode o comando node --version
no prompt de comando (console), pode ser em qualquer pasta. Veja se ele exibe a versão do Node no console.
Se não exibir, é porque durante a instalação houve algum problema que, de coração, não faço ideia do que seja (deveria funcionar de primeira, pois testei no Windows 7 e no Windows 8, Windows 8.1 antes de liberar o treinamento).
Quando isso acontece, não só com a instalação do Node, mas com a de qualquer programa no windows, sugiro que desinstale o Node reinstalando-o logo em seguida. Depois de instalar, reinicie sua máquina antes de tentar usar o prompt (console) do windows.
Uma coisa que você precisa ficar atento, é que o Node.js precisará de privilégio de administrador durante a instalação, sendo assim, não sei como seu Windows está configurado, mas sugiro rodar o instalador com o botão direito e executar como administrador.
Eu fico muito frustado quando isso acontece com meus alunos (quero que eles já saiam programando, sem dor de cabeça), porque tentei montar uma infra para o curso impecável, preocupando-me em deixar o aluno o menos desamparado possível na instalação e na infra do curso.
Eu quero muito te ajudar, por isso, peço que realize os passos que eu ditei acima.
Aguardo seu feedback para poder te orientar ainda melhor, mas como é Windows (eu uso outro sistema operacional), eu preciso da sua ajuda (informações) para tentar descobrir o que seja.
Abraço