Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Erro Baixando o projeto e instalação do Node.js

Problema no exercício do curso: Angular: o framework MVC, aula: 1, exercício: 1 Segui os passos para instalar o servidor Node.js no Windows, mas quando vou rodar vou até a pasta alurapic conforme as explicação e executo o comando mpn install pelo prompt de comando não roda o serviço. Já realizei o procedimento em dois computadores diferentes.

7 respostas

Olá Renato,

Quando você instala o Node.js no windows, ele automaticamente coloca no path o comando node e o npm.

Peço que rode o comando node --version no prompt de comando (console), pode ser em qualquer pasta. Veja se ele exibe a versão do Node no console.

Se não exibir, é porque durante a instalação houve algum problema que, de coração, não faço ideia do que seja (deveria funcionar de primeira, pois testei no Windows 7 e no Windows 8, Windows 8.1 antes de liberar o treinamento).

Quando isso acontece, não só com a instalação do Node, mas com a de qualquer programa no windows, sugiro que desinstale o Node reinstalando-o logo em seguida. Depois de instalar, reinicie sua máquina antes de tentar usar o prompt (console) do windows.

Uma coisa que você precisa ficar atento, é que o Node.js precisará de privilégio de administrador durante a instalação, sendo assim, não sei como seu Windows está configurado, mas sugiro rodar o instalador com o botão direito e executar como administrador.

Eu fico muito frustado quando isso acontece com meus alunos (quero que eles já saiam programando, sem dor de cabeça), porque tentei montar uma infra para o curso impecável, preocupando-me em deixar o aluno o menos desamparado possível na instalação e na infra do curso.

Eu quero muito te ajudar, por isso, peço que realize os passos que eu ditei acima.

Aguardo seu feedback para poder te orientar ainda melhor, mas como é Windows (eu uso outro sistema operacional), eu preciso da sua ajuda (informações) para tentar descobrir o que seja.

Abraço

solução!

Estava com mesmo problema. Tentando rodar node numa conta que não tinha privilegio de administrador no windows. Depois tive problema em baixar as libs do projeto. Problema de proxy. E lógico. tudo isso na empresa. porque em casa tudo funcionou conforme a explicação do Flavio.

Boa dica Av! Vamos esperar o Feedback do Renato para ver se ele deu jeito.

Olá Flávio,

Muito obrigado pela resposta rápida ao meu problema, no meu trabalho o problema que aparece é de proxy mesmo, tenho privilégios de administrador. Instalei novamente o Node.js e o erro continua e em casa eu só vou ter como testar na segunda (03/08) a noite, assim que realizar a instalação novamente retorno aqui se deu certo. Agradeço tbm ao Av pela resposta.

Oi Renato, tudo bem, eu espero seu teste. Porém, o que acha de fazermos assim: eu fecho essa sua dúvida marcando como solução a dica do Av. Se em casa, você continuar com o mesmo problema, você abre uma nova. Pode ser? Aguardo sua confirmação.

Abraço e bom estudo!

Não deixe de nos avisar se tudo deu certo! Abraço.

Boa noite, Flavio Só vi agora o seu pedido, eu atualizei meu sistema operacional para o Windows 10, instalei novamente o Node.js e subiu o servidor sem erro. Amanhã faço os testes para subir a aplicação. Pode encerrar com a sugestão do Av como solução. Se der alguma coisa errado amanhã eu abro outra. Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software