Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro após instalar o Maven

Olá Pessoal, poderiam me ajudar com o erro abaixo? Após instalar o Maven (Tentei tanto baixando o arquivo como pelo "Sudo apt")

Aparece essa msg em meu terminal: rafael@rafael-S145:~$ mvn -v The JAVA_HOME environment variable is not defined correctly This environment variable is needed to run this program NB: JAVA_HOME should point to a JDK not a JRE

Quando instalei a JDK segui esse tutorial: https://linuxhint.com/install_jdk_14_ubuntu/

Saberiam me dizer o que preciso corrigir?

Muito obrigado!!

2 respostas
solução!

Pessoal, após algumas horas sofrendo eu consegui achar a solução. Vou deixar aqui meu passo a passo para ajudar quem também estiver com esse erro.

Primeiramente modifiquei meu JAVA_HOME na /etc/environment:

(-)JAVA_HOME=”/usr/lib/jvm/java-14-openjdk-amd64/bin/java"
(+)JAVA_HOME=”/usr/lib/jvm/java-14-openjdk-amd64”

Ainda sem conseguir resolver o problema, adcionei as seguintes linhas em meu arquivo .bashrc

export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-14-openjdk-amd64”
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

Desta maneira o Maven começou a funcionar corretamente. Agora gostaria de pedir um favor ao pessoal mais experiente. Apesar de resolver o problema, ficou ainda aquela dúvida do que realmente eu fiz. Alguém poderia me explicar essa solução? De porque antes não estava dando certo e após as modificações passou a funcionar?

Obrigado por compartilhar a solução (=

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software