4
respostas

Erro ao utilizar INSERT INTO

Ao tentar inserir mais um elemento na tabela compras, retorna um erro que eu não sei como consertar. Alguém poderia me ajudar por favor?

SQL> insert into compras (id, valor, data, observacoes, forma_pagto, comprador_id) values (id_seq.nextval, 500, '10-01-2009', 'compras de janeiro', 'cartao', 1);
insert into compras (id, valor, data, observacoes, forma_pagto, comprador_id) values (id_seq.nextval, 500, '10-01-2009', 'compras de janeiro', 'cartao', 1)
*
ERRO na linha 1:
ORA-02290: restriþÒo de verificaþÒo (RODRIGO.SYS_C007002) violada
4 respostas

Olá Mainô!

Encontrei um artigo que pode te ajudar nesse problema:

https://taskcenter.mega.com.br/hc/pt-br/articles/202826024-ORA-02290-restri%C3%A7%C3%A3o-de-verifica%C3%A7%C3%A3o-MGADO-CK-EST-UNIDADE1024-violada-ORA-06512-em-line-3

Espero que dê certo, aguardo seu retorno! ^^

Olá Mainô!

Conseguiu resolver o problema?

Olá Guilherme,

Não consegui resolver com o link acima...

Olá Mainô!

Peço desculpas pela demora!

Vamos lá, o problema que está dando é dado a alguma violação de Constraint. Isso quer dizer que existe alguma regra que foi imposta na criação da sua tabela que está sendo quebrada ao você executar o INSERT.

É complicado eu te dizer qual constraint foi violada dado que não tenho essa informação mas pode ser tanto do formato da Data (que pelo que vi na aula o mês está sendo passado no formato texto: 03-AUG-2015) quanto a verificação de se o ID que foi passado do comprador é existente ou não.

Para ter mais certeza sobre o que está acontecendo eu recomendaria que você retomasse a Aula 3 que é onde grande parte dessas regras foram criadas.

Espero que dê certo pra ti!

Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software