Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
25
respostas

Erro ao usar o comando npm start

Depois que eu encerrei a revisão da primeira parte do curso de Typescript eu fechei o visual studio code e o cmd que estava rodando o comando npm start com sucesso e no dia seguinte tentei executar o comando npm start novamente na mesma máquina e ele apresentou o seguinte erro:

C:\xampp\htdocs\alurabank> npm start

> alurabank@1.0.0 start C:\xampp\htdocs\alurabank
> tsc -w


C:\xampp\htdocs\alurabank>¼Vè"Û█üt÷♫☼P┼î▓▓ý┤♂«â♣☻â´ü×{├¤¶ÜáEéÓ϶i9╝øû7▬â▄ÿ=│ƒ╝♠↓¯Õ)²îÄÍ ▲ëLYØbN└~±╬âë▲­ýàæÐ╩fÃ╦░╗jºk nhÇ
³(◄P/b$I◄â╦ø5¦W╔F■│0ë ╠Ûä┬ìì6¼­Sy
A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta.
npm ERR! code ELIFECYCLE
npm ERR! errno 1
npm ERR! alurabank@1.0.0 start: `tsc -w`
npm ERR! Exit status 1
npm ERR!
npm ERR! Failed at the alurabank@1.0.0 start script.
npm ERR! This is probably not a problem with npm. There is likely additional logging output above.

npm ERR! A complete log of this run can be found in:
npm ERR!     C:\Users\Mauricio\AppData\Roaming\npm-cache\_logs\2020-05-22T14_00_52_244Z-debug.log
C:\xampp\htdocs\alurabank> 

O erro parece ter haver com os node_modules do diretório alurabank, pois quando substitui os meus arquivos pelos do gabarito disponível na aula "Capturando os dados do formulário", ele se repetiu. Mas quando apaguei a pasta, coloquei a pasta alurabank do gabarito e refiz o comando npm install antes de fazer o npm start, ele funcionou. Edit:Também funcionou apagando o diretório node_modules e reutilizando o comando npm install. O que será que aconteceu? Gostaria de saber, pois se esse erro se repetir mais pra frente, quero saber resolvê-lo.

25 respostas

Oi, Mauricio, tudo bem?

Isso aconteceu pela subtituição dos arquivos com a pasta node_modules que você mesmo observou, caso precise substituir os arquivos pelos da aula, não passe a pasta node_modoles e o package.json. Ou você sempre pode rodar o npm install para criar uma nova pasta node_modeles.

Espero ter te ajudado! Qualquer dúvida é só falar :}

Olá, Laís,

Muito obrigado pela resposta, mas não entendi exatamente o que ocasionou o erro já que eu não mexi na pasta node_modules; só a refiz pelo comando npm install (e depois que identifiquei o problema), já que o zip do gabarito não vem com a pasta node_modules. Então como esse erro apareceu?

Olá novamente,

Preciso de ajuda: esse erro está se repetindo toda vez que executo o comando npm start depois de religar o computador. Daí eu tenho que reinstalar o node.js com o comando npm install toda vez que isso acontece. O que fazer?

Oi, Mauricio, desculpa com a demora do retorno!

Vamos lá, eu baixei o projeto, fiz o npm installe depois o npm start, desliguei o computador, liguei novamente e dei npm start e consegui subir a aplicação.

Mas para fazer isso você precisa sempre instalar o node sempre? Se puder deixar um print aqui do seu terminal para entender melhor, colocar aqui: https://imgur.com/

Então, eu tenho que reinstalar todo o node sempre. Eu fui avançando no curso nessa condição, para não perder tempo empacado naquele ponto. Refazer os comandos npm tem sido uma solução paliativa, mas eu já estou no início aula 2 do curso de typescript parte 2, arquivo "07-alurabank.zip". No entanto o problema persiste. Toda vez que apago a pasta node_modules, reinstalo usando os seguintes comandos:

npm install

npm install @types/jquery@2.0.42 --save-dev

npm install lite-server@2.3.0 --save-dev

npm install concurrently@3.4.0 --save-dev

Depois de executados, o comando npm start funciona normalmente, mas só até inicializar o computador novamente, daí tenho que repetir o processo.

Segue a imagem do cmd com o erro:

https://drive.google.com/file/d/1V_rxyCBs0M8vqm6VD5dxnzxmCGr0Kr8j/view?usp=sharing

Notei também que tem uns avisos que aparecem quando uso o comando npm install que vou deixar na imagem abaixo, pois podem contribuir para encontrar uma solução para o problema:

https://drive.google.com/file/d/1BshaKOIsiX-5UKSz2qGg3cguw8fPVrJj/view?usp=sharing

Nota: Perceba que no segundo print o alurabank está numa pasta "Teste" e não na pasta "htdocs" do xampp, isso é porque estou experimentando se há algum problema de pasta, mas não houve diferenças, o problema persistiu com os mesmos avisos.

Oi, Mauricio!

Eu recriei o ambiente seu para teste. Coloquei a pasta alurabank dentro da htdocs do xampp e não tive problema, vou te passar alguns prints do meu teste: https://imgur.com/a/BjPiW77

Fiz um segundo teste, assim como você, fora do xampp, segue prints do teste: https://imgur.com/a/3XbALyN

Apesar dos avisos, nesse ambiente que você criou com a pasta teste, você chegou a dar o npm start? Qual a sua versão do Node?

Acho que a versão do node é 12.14.1.

E sim eu executei o comando npm start. E vc? Desligou e religou o PC?

Temos que descobrir o que está acontecendo.

Oi, Mauricio!

Sim, eu desliguei o computador, voltei a ligar e consegui subir o projeto normalmente.

Quando você dá o npm start, nessa pasta teste,você consegue manipular o projeto para acompanhar a aula e quando desliga o pc precisa instalar tudo de novo?

No seu print, eu vi um aviso chokidar 2 will break on node v14+. upgrade to chokidar 3 with 15x less dependencies,https://github.com/webpack/webpack-dev-server/issues/2528 mas eu nunca me deparei com esse aviso, eu vi que se trata de uma atualização da biblioteca com a versão do Node. A minha versão do node é 14.3

Sim é exatamente isso. Eu consigo utilizar pra aula até reinicializar o computador, quando o problema recomeça eu preciso reinstalar tudo de novo.

Nota: Estou usando uma máquina windows 7 professional 64 bits.

Fiz o processo todo de novo com uma diferença: depois do comando npm install eu usei o comando npm i chokidar@3.0.0 para instalar o chokidar 3. Mas não adiantou, o problema persistiu!

Oi, Mauricio!

Qual a sua versão do Node? Coloca no seu terminal o comando: node -v que você irá receber a versão certinha do seu node e me fala.

Versão 12.14.1

Oi, Mauricio.

Faça o upgrade da versão para uma versão superior: https://nodejs.org/en/download/current/ e teste novamente. Mas peço para que você coloque seu projeto ou no Github ou zipado no google drive para que eu possa baixar e testar aqui na minha máquina, e avaliar se recebo esses erros e conseguir trata-los.

Infelizmente a versão mais atualizada do Node.js não é compatível com o Windows 7, ela exige no mínimo Windows 8.1

Então eu instalei a versão LTS (recomendada para maior parte dos usuários) que é a 12.18.2

Depois reinstalei todos os comandos npm no projeto e mesmo assim o problema persistiu. Compartilhei o projeto sem a pasta node_modules (não cabe) pelo Github no endereço: https://github.com/MauricioCanavarro/alurabank

Alguma novidade?

Oi, Mauricio, tudo bem?

Eu testei o seu projeto no windows em que uso e em outro sistema operacional, o ubuntu, e não obtive nenhum problema.

Eu só dei dois comandos:

-  npm install
-  npm start

Acredito que possa ser um problema local. Tenta executar como administrador e verifica se nas variáveis de ambiente o node está adicionando em:

windows + R > digite "sysdm.cpl" (sem aspas) > aba Avançado > Variáveis de Ambiente > Em váriaveis do sistema clique na variável Path e clique em Editar.

como nessa imagem: https://i.imgur.com/6on7Bit.png

Verifiquei que variável Path está corretamente configurada. Queria saber se vc chegou a reinicializar o sistema e verificar o npm start novamente.

Tentei reinstalar o node.js para ver se resolvia e não tive sucesso. Também tentei iniciar o prompt de comando no modo administrador e não funcionou mesmo assim.

O windows que vc testou era o 7?

Oi, Mauricio!

Sim, eu reiniciei o computador e não tive problema. Eu uso o node em vários outros projetos. Quando dou o npm start sou levada ao localhost:3000.

Mas o meu windows é 10, não tenho máquina aqui com o 7 e, infelizmente, não posso fazer o downgrade do sistema para testar. Acredito ser um problema local da sua máquina, já pensou em formatar ela?

Atualmente não posso migrar de OS, até porque não sei se a minha placa de vídeo atual teria um driver compatível com o windows 10. E atualmente o computador está muito funcional para mim embora pretenda migrar num futuro próximo. Temos que encontrar outra solução. Vou ver se consigo passar a pasta node_modules para que vc teste aí.

Segue a pasta node_modules devidamente zipada após apresentar o problema. Teste-a no seu sistema: https://drive.google.com/file/d/1zB8waObwa9gcFQWWRVDnnAC6_tXcuoBD/view?usp=sharing

E aí? Já testou essa pasta no seu sistema?

Oi, Mauricio!

Quando temos um arquivo package.json no nosso projeto, quando damos o npm install o npm lê todos o conteúdo de chave-valor que compõe a configuração do projeto, e baixa todas as dependências que são necessárias para fazer o projeto funcionar. Por isso que a pasta node_modules é ignorada quando vamos compartilhar o projeto ou mesmo subir no github, pois quando o npm é instalado a pasta node_modules é criada em cima da configuração do seu projeto.

Apesar disso, eu testei com a pasta que você disponibilizou e não tive problema em levantar o projeto.

Estou ficando sem ideias. Por isso pedi para testar a pasta.

solução!

CONSEGUI! DESCOBRI O MOTIVO! O problema é o antivírus 360 Total Security. A solução é simples: quando for executar um comando como npm start ou qualquer npm run desligue o antivírus na primeira vez que for executar aquele comando naquela pasta, pois uma vez que dê erro, não adianta desligar o antivírus quando for executar o comando. Obrigado pela paciência Laís.

Nossa, Mauricio, que bom !!! Que anti-virus hein, deixou a gente perdido por semanas, rs. Mas que bom que foi resolvido :}

Nada, estamos aqui pra isso. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software