Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro ao usar o comando 'node' e 'npm'

Estou iniciando com o node. Aqui na empresa, pedi para o suporte instalar a ultima versão aqui disponivel (8.6.0), pq não dá p instalar direto pela falta de privilegios de administrador. Já está configurada na variavel de ambiente e local o 'path: C:\Program Files\nodejs' e quando abro o terminal do node e tento " node - v" ou "npm - v", aparece esse erro:

ReferenceError: node is not defined
    at repl:1:1
    at ContextifyScript.Script.runInThisContext (vm.js:50:33)
    at REPLServer.defaultEval (repl.js:239:29)
    at bound (domain.js:301:14)
    at REPLServer.runBound [as eval] (domain.js:314:12)
    at REPLServer.onLine (repl.js:440:10)
    at emitOne (events.js:120:20)
    at REPLServer.emit (events.js:210:7)
    at REPLServer.Interface._onLine (readline.js:282:10)
    at REPLServer.Interface._line (readline.js:631:8)

Como posso contornar isso p continuar o curso da alura? ou tem alguma outra solução? Obrigado.

5 respostas
solução!

Oi Rogerio, não me parece que você abriu o terminal do Windows, mas sim o terminal do node já, foi isso mesmo? Recomendo você usar o terminal do windows mesmo se esse for o caso

Talvez não tenha registrado a variável de ambiente. No terminal do Windows, digite SET

Uma forma de contornar o problema seria abrir a pasta onde o node foi instalado e executar o comando a partir daquele caminho. Algo como:

cd C:\Program Files\nodejs
node -v

Obrigado, Wanderson e Daniel. Ambas opções resolveram o meu problema. Referente a esse problema em especifico, realmente eu tinha aberto o terminal do node e por isso tinha dado aquele erro. Quando abri a linha de comando do windows msm, funcionou. Não sabia dessa possibilidade de entrar na pasta e dar o comando. Obrigado.Daniel, não tenho nem permissão de consulta das variaveis de ambiente (aparece desabilitada a opção), tem algum outro jeito de consultar quais estão no path sem ser pelo link 'variaveis de ambiente'?

Rogerio, talvez você consiga ver usando o comando set no CMD do Windows, mas eu não estou muito certo disso. Testa pra mim?

Wanderson, realmente funcionou. Muito obrigado.