Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Erro ao testar Docker

Ao testar a instalação recebi a seguinte mensagem:

FATA[0000] Post http://%2Fvar%2Frun%2Fdocker.sock/v1.18/containers/create: dial unix /var/run/docker.sock: connect: permission denied. Are you trying to connect to a TLS-enabled daemon without TLS?

10 respostas

Qual S.O você esta usando Taluana ?

Provavelmente você instalou o docker como root então para executar o teste deverá estar como root, tente executar o comando de teste com sudo.

Espero ter ajudado

Estou usando Ubuntu 15.04 e tinha executado como sudo.

Usei estes comandos: sudo apt-get update sudo apt-get -y install docker.io sudo update-rc.d docker defaults sudo service docker start sudo docker run hello-world

Taluana tente executar o comando docker sem sudo, apenas como um usuário normal para verificarmos.

Estou no aguardo do feedback

talu@VMUbuntu:~$ root apt-get update O programa 'root' não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando: sudo apt-get install root-system-bin

Rode apenas:

docker run ubuntu /bin/echo "Hello Docker!"

Onde ele irá baixar a imagem do ubuntu e rodar o comando Hello Docker.

talu@VMUbuntu:~$ docker run ubuntu /bin/echo ¨Hello Docker!" bash: !": event not found

Taluana, estou tendo o mesmo problema que você para rodar meus containers e uma VM com ubuntu:

sudo docker run ubuntu /bin/echo "Hello Docker"

Dessa forma eu consigo rodar sem problemas, porém se tirar o sudo e tentar executar como um usuário normal da o mesmo erro, vou verificar e assim que resolver eu te informo.

Vamos la Taluana, consegui resolver o problema lendo a documentação do docker, vamos aos passos:

Primeiro ele pede que seja feita algumas atualizações no sistema:

sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-transport-https ca-certificates
sudo apt-key adv --keyserver hkp://p80.pool.sks-keyservers.net:80 --recv-keys 58118E89F3A912897C070ADBF76221572C52609D

Feito isso adicione no final do seu sources.list deb https://apt.dockerproject.org/repo ubuntu-trusty main:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Feito isso basta salvar o arquivo e fecha-lo, depois temos mais alguns comandos para verificar se deu certo a adição do repositório:

sudo apt-get update
sudo apt-get purge lxc-docker
sudo apt-cache policy docker-engine

Feito as atualizações ele pede alguns pré requisitos:

sudo apt-get install linux-image-extra-$(uname -r)
sudo apt-get install linux-image-generic-lts-trusty
sudo reboot

Após realizar todos esses processos podemos finalmente instalar o docker:

sudo apt-get update
sudo apt-get install docker-engine
sudo service docker start
sudo docker run hello-world

Por padrão o docker e docker daemon sempre será executado como root então temos que adicionar nosso usuário ao grupo do docker(Você pode tentar rodar esses comandos com o seu docker ja instalado se preferir, ou caso desejar realizar os passos recomendados na documentação sem problemas fica a seu gosto):

sudo groupadd docker
sudo usermod -aG docker NomeUsuario
sudo reboot

Finalmente podemos executar o docker sem sudo:

docker run hello-world

Espero ter ajudado, acabei de executar todos os passos na minha VM com ubuntu 14.04 e deu tudo certo.

Olá Matheus!

Desculpe a demora... Adicionei o link, salvei e fechei o arquivo, mesmo assim ao testar se a adição no source.list deu certo ele não encontra os pacotes:

Lendo listas de pacotes... Prontotalu@VMUbuntu:~$ sudo apt-get purge lxc-docker Lendo listas de pacotes... Pronto Construindo árvore de dependênciasLendo informação de estado... Pronto E: Impossível encontrar o pacote lxc-docker talu@VMUbuntu:~$ apt-cache policy docker-engine N: Impossível encontrar o pacote docker-engine talu@VMUbuntu:~$

Acha que consegue me ajudar?

Taluana, tente zerar seu souces.list, remover tudo referente ao docker e começar do zero, acredita que possa ser alguma sujeira pelas outras tentativas.

Outro detalhe, execute o apt-cache como sudo, acabei esquecendo de por nos códigos acima.