10
respostas

Erro ao testar Docker

Ao testar a instalação recebi a seguinte mensagem:

FATA[0000] Post http://%2Fvar%2Frun%2Fdocker.sock/v1.18/containers/create: dial unix /var/run/docker.sock: connect: permission denied. Are you trying to connect to a TLS-enabled daemon without TLS?

10 respostas

Qual S.O você esta usando Taluana ?

Provavelmente você instalou o docker como root então para executar o teste deverá estar como root, tente executar o comando de teste com sudo.

Espero ter ajudado

Estou usando Ubuntu 15.04 e tinha executado como sudo.

Usei estes comandos: sudo apt-get update sudo apt-get -y install docker.io sudo update-rc.d docker defaults sudo service docker start sudo docker run hello-world

Taluana tente executar o comando docker sem sudo, apenas como um usuário normal para verificarmos.

Estou no aguardo do feedback

talu@VMUbuntu:~$ root apt-get update O programa 'root' não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando: sudo apt-get install root-system-bin

Rode apenas:

docker run ubuntu /bin/echo "Hello Docker!"

Onde ele irá baixar a imagem do ubuntu e rodar o comando Hello Docker.

talu@VMUbuntu:~$ docker run ubuntu /bin/echo ¨Hello Docker!" bash: !": event not found

Taluana, estou tendo o mesmo problema que você para rodar meus containers e uma VM com ubuntu:

sudo docker run ubuntu /bin/echo "Hello Docker"

Dessa forma eu consigo rodar sem problemas, porém se tirar o sudo e tentar executar como um usuário normal da o mesmo erro, vou verificar e assim que resolver eu te informo.

Vamos la Taluana, consegui resolver o problema lendo a documentação do docker, vamos aos passos:

Primeiro ele pede que seja feita algumas atualizações no sistema:

sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-transport-https ca-certificates
sudo apt-key adv --keyserver hkp://p80.pool.sks-keyservers.net:80 --recv-keys 58118E89F3A912897C070ADBF76221572C52609D

Feito isso adicione no final do seu sources.list deb https://apt.dockerproject.org/repo ubuntu-trusty main:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Feito isso basta salvar o arquivo e fecha-lo, depois temos mais alguns comandos para verificar se deu certo a adição do repositório:

sudo apt-get update
sudo apt-get purge lxc-docker
sudo apt-cache policy docker-engine

Feito as atualizações ele pede alguns pré requisitos:

sudo apt-get install linux-image-extra-$(uname -r)
sudo apt-get install linux-image-generic-lts-trusty
sudo reboot

Após realizar todos esses processos podemos finalmente instalar o docker:

sudo apt-get update
sudo apt-get install docker-engine
sudo service docker start
sudo docker run hello-world

Por padrão o docker e docker daemon sempre será executado como root então temos que adicionar nosso usuário ao grupo do docker(Você pode tentar rodar esses comandos com o seu docker ja instalado se preferir, ou caso desejar realizar os passos recomendados na documentação sem problemas fica a seu gosto):

sudo groupadd docker
sudo usermod -aG docker NomeUsuario
sudo reboot

Finalmente podemos executar o docker sem sudo:

docker run hello-world

Espero ter ajudado, acabei de executar todos os passos na minha VM com ubuntu 14.04 e deu tudo certo.

Olá Matheus!

Desculpe a demora... Adicionei o link, salvei e fechei o arquivo, mesmo assim ao testar se a adição no source.list deu certo ele não encontra os pacotes:

Lendo listas de pacotes... Prontotalu@VMUbuntu:~$ sudo apt-get purge lxc-docker Lendo listas de pacotes... Pronto Construindo árvore de dependênciasLendo informação de estado... Pronto E: Impossível encontrar o pacote lxc-docker talu@VMUbuntu:~$ apt-cache policy docker-engine N: Impossível encontrar o pacote docker-engine talu@VMUbuntu:~$

Acha que consegue me ajudar?

Taluana, tente zerar seu souces.list, remover tudo referente ao docker e começar do zero, acredita que possa ser alguma sujeira pelas outras tentativas.

Outro detalhe, execute o apt-cache como sudo, acabei esquecendo de por nos códigos acima.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software