1
resposta

Erro ao testar conexão no DBeaver

Fiz as configurações identicas ao do professor, porem ao testar a conexão no dbeaver com MariaDB, aparece o seguinte erro:

RSA public key is not available client side (option serverRsaPublicKeyFile not set)

Uma das coisas que não sei alterar é antes de testar a conexao, em baixo da opção Server Time Zone = Auto Detect, tem o Local Client, no porfessor fica em branco, não aparece nada, no meu caso o Local Client esta MySQL Server 8.0

Eu tenho o mysql baixado no meu computador MySQL Server 8.0 Line Command Client, sera q isso esta atrapalhando? Devo excluir o MySQL?

1 resposta

Olá Diogo, tudo bem?

Pelo que entendi, o erro que você está recebendo ao testar a conexão no DBeaver com o MariaDB é "RSA public key is not available client side (option serverRsaPublicKeyFile not set)". Esse erro pode ocorrer quando o servidor MariaDB não está configurado corretamente para autenticação com chave pública.

Quanto à sua dúvida sobre o Local Client, o fato de estar apontando para o MySQL Server 8.0 não deve ser um problema, já que o DBeaver é compatível com vários bancos de dados.

Quanto ao MySQL Server 8.0 Line Command Client, ele não deve interferir na sua conexão com o MariaDB. Não é necessário excluí-lo, a menos que você não o esteja usando.

Minha sugestão para resolver o erro que você está recebendo é verificar se a configuração do servidor MariaDB está correta para autenticação com chave pública. Você pode encontrar mais informações sobre isso na documentação do MariaDB.

Espero ter ajudado e bons estudos!