Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
20
respostas

Erro ao tentar utilizar o Python Console

Ola, qq coisa que eu tente fazer no Console eme me devolve esse erro de input, poderia me ajudar?

advinhacao.py Traceback (most recent call last): File "", line 1, in NameError: name 'advinhacao' is not defined

20 respostas

Oi, Catia! Como está seu código adivinhacao.py? O erro que acusa é que você está usando a variável advinhacao sem definir ela antes...

import random
def jogar():

print('*********************************')
    print('Bem vindo ao jogo de advinhação!')

num_secreto = round(random.randrange(1,101))
    total_de_tentativas = 0
    pontos = 1000

print('Qual o nível de dificuldade?')
    print('(1) Fácil (2) Médio (3) Difícil)')

nivel = int(input('Defina o nível:   '))
    if(nivel == 1):
        total_de_tentativas = 5
    elif(nivel ==2):
        total_de_tentativas = 3
    else:
        total_de_tentativas = 1

for rodada in range(1, total_de_tentativas + 1): #Foi incluído o +1, pois a função for exclui o num referencia do range,No range [1,3], teremos resultato [1,2]
        print('Tentativa {} de {}' .format(rodada, total_de_tentativas))

chute_str = input('Digite um número de 1 a 100:\n')  #a função input é str por padrao, querendo algo # tem que converter
        chute = int(chute_str)
        print('Você Digitou',chute_str)

if(chute <1 or chute > 100):
            print('Você deve digitar um número entre 1 e 100!')
            continue

acertou = chute == num_secreto
        maior = chute > num_secreto
        menor = chute < num_secreto

if(acertou):
            print('Você Acertou e fez {} pontos! Parabéns!!!'.format(pontos))
            break
        else:
            if(maior):
                print('Seu chute foi maior que o num secreto!!')
            elif(menor):
                print('Seu chute foi menor que o num secreto!!')
            print('Você errou!!!')
            pontos_perdidos = abs(num_secreto - chute)

print('Fim do Jogo, Bye!!!')
jogar()

Ahh, entendi, hehe. Você está tentando executar o arquivo Python dentro do console Python, Catia! Saia do console antes com quit() ou CTRL-D e, no terminal, use python adivinhacao.py.

Yan me desculpe mas não está dando certo!

nao estou entendendo

onde examente eu digito quit()?

lembro que estou utilizando o PyCharm e por meio dele o Python Console

Agora ta dando erro de Sintaxe

python forca.py
  File "<input>", line 1
    python forca.py
               ^
SyntaxError: invalid syntax

================================
def jogar():

print('***Bem vindo ao jogo da Forca!****')

print('Fim do Jogo, Bye!!!')

Catia, mas o problema é justamente esse, você está tentando executar o programa no lugar errado! Não é pelo console do Python, mas pelo CMD/Terminal, o console do seu computador, entende?

Yan, até entendo(vc ta falando do CMD (Prompt)!!! Mas não é isso que fiz até o momento!

Veja durante todo o Curos, utilizei o Teminal do Python, assim como o Professor está utilizando na video aula!!

E de repente, passa a não fucionar, não estou entendo.

AGora eu fiz via CMD... veja:

Microsoft Windows [versão 10.0.16299.371]
(c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\pravd>cd \Users\pravd\Desktop\Python

C:\Users\pravd\Desktop\Python>python
Python 3.6.5 (v3.6.5:f59c0932b4, Mar 28 2018, 16:07:46) [MSC v.1900 32 bit (Intel)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> python forca.py
  File "<stdin>", line 1
    python forca.py
               ^
>>>

Catia, acho que você está se confundindo! Você continua executando o código dentro do interpretador Python... Você não precisa abrir o interpretador com o comando python solto, é só colocar direto python forca.py.

VC poderia por favor olhar a Aula01-02Instalando Python no minuto 5:13. Lá o professor instrui a utilizar o "Pythton Console", informando ser desnecessário o CMD, até por que o 1o é mais fácil( o que é vdd)! Nos vídeos a seguir ele nos ensina a baixar o IDE PyCharm e por meio dele acessar o Python Console,! Nas Aulas ele usa oTerminal, separado do PyCharm, porém sempre reforça que é, por conta da filmagem em vídeo. Então de novo, eu preciso entender pq sua informação diverge daquela passada na Aula.

Mas vamos lá, testando conforme sua instrução:

Veja o que acontece :

utilizando o Prompt CMD 1) sem abrir o interpretador, {já dá erro direto}...

Microsoft Windows [versão 10.0.16299.371] (c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\pravd\Desktop\Python>python forca.py python: can't open file 'forca.py': [Errno 2] No such file or directory

C:\Users\pravd\Desktop\Python>

===========================================================

2) Abrindo o Interpretador:

C:\Users\pravd\Desktop\Python>Python Python 3.6.5 (v3.6.5:f59c0932b4, Mar 28 2018, 16:07:46) [MSC v.1900 32 bit (Intel)] on win32 Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.

python forca.py File "", line 1 python forca.py ^ SyntaxError: invalid syntax

========================================

Então por gentileza, entre nesse códido enviado e altere o que está errado, pra eu reproduzir aqui!! Só que até o momento isso, não está fazendo sentido com aula... e o erro que aparece no CMD, é o mesmo que está aparecendo o Console Python... e pq de repente, esse Console não serve??

Para que o Python teria um console, se não pudesse ser usado??!!! Veja, nãda está fazendo sentido para mim!!

Catia,

Para executar o seu programa dentro do Pycharm, com o script aberto, clique em:

MENU/RUN/RUN

ou via teclado:

ALT+SHIFT+F10

Agora dentro do Prompt de comando do Windows: python forca.py

Se ainda tiver duvidas: https://www.youtube.com/watch?v=fuqt2483feo

Boa, segue as instruções do Welton que deve dar tudo certo. Abraços! :D

Yan

O Welton não entendeu minha pergunta... Eu sei rodar o programa dentro do PyCharm, existem diversas formas para isso!!

Por favor, por favor, por favor...... leiam com calma o que escrevi!!! Não foi nada disso

Eu quero executar o arquivo no "PYTHON CONSOLE"... de acordo com a instrução do professor é o mesmo que dentro do Prompt de comando do Windows: python forca.py, porém está dando ERRO DE SINTAX!!!

Preciso que me ajudem, eu tenho que continuar o curso!!! e hoje não dei continuidade por conta disso.

Se não entendem o que estou dizendo assitam a aula "Organizando Melhor Seu Código"

PyDev console: starting. Python 3.6.5 (v3.6.5:f59c0932b4, Mar 28 2018, 16:07:46) [MSC v.1900 32 bit (Intel)] on win32 python forca.py File "", line 1 python forca.py ^ SyntaxError: invalid syntax

Catia, desculpa, mas não tem como fazer o que você está querendo fazer da forma que você está tentando fazer. Talvez você esteja falando de importar uma função/um módulo pelo interpretador do Python (é isso?), e aí a sintaxe é import forca.

Catia,

Eu entendi sim, vc é que não foi especifica nas sua informação, o Python possui 5 modos de execução

1: interativo: é o que você abre ao executar python ou python3 no terminal. Exemplo:

2 : passagem de comando por parâmetro, usando a -c:

python3 -c "print('ola mundo')"

3: execução de modulo instalado, usando o -m:

python -m http.server

4: execução de um arquivo .py

python3 forca.py

5: usando a função exec, dentro do console ou interpretador Python:

exec(open('forca.py').read())

OBS: VC esta executado o python forca.py dentro do console como exemplo na sua msg2:

Microsoft Windows [versão 10.0.16299.371]

C:\Users\pravd\Desktop\Python>python
Python 3.6.5 (v3.6.5:f59c0932b4, Mar 28 2018, 16:07:46) [MSC v.1900 32 bit (Intel)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> python forca.py
  File "<stdin>", line 1
    python forca.py
               ^
>>>

deste jeito não funciona, vc esta no console do python e não no console do Windows, vc não esta prestando atenção nas instruções do professor, ELE NÃO FAZ DESTE JEITO! Ou ainda do post que te passei!

Deste jeito funcionaria perfeitamente:

C:\Users\pravd\Desktop\Python>python forca.py

ATENÇÃO ANTES DE PERGUNTAR OU CRITICAR QUEM ESTA TENTADO TE AJUDAR, REFAÇA A AULA OU LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DO PROFESSOR E DOS COLEGAS.

solução!

" EM PRIMEIRO LUGAR, VAI FALAR EM CAIXA ALTA COM A VOVOZINHA, TÁ ???!!!! SEU MAL EDUCADO!!! SE NAO TEM PACIENCIA DE EXPLICAR DEVERIA FAZER OUTRO TIPO DE TRABALHO,!!!!

EU TENHO TODO O DIREITO DE PERGUNTAR ATÉ EU ENTENDER.. EVC NAO TA TENTANDO AJUDAR, TA TENTANDO ESCORREGAR!!!. E O ERRO DO PROMPT NAO FOI ESSE.... DEPOIS DE MUITO PESQUISAR, CONCLUI QUE O CAMINHO APONTAVA PARA O LUGAR ERRAD!!!, EU EXPLIQUEI DIVERSAS VEZES.... QUE ESTAVA TENTANDO DOS 2 JEITOS (DENTRO DO PY E TBM NO CMD).... E QUE EU QUERIA ENTENDER PQ NAO FUNCIONAVA DENTRO DO "PYTHON CONSOLE ".....SÓ ISSO!!!

EU PAGUEI O CURSO, NAO TO TE PEDINDO FAVOR.... E SE EU QUISER CRITICAR TBM POSSO, ISSO SE CHAMA FEEDBACK!! SOU CLIENTE E VC É FORNECEDOR,!!! E ATÉ A ESSA RESPOSTA, NÃO TIVE QQ INTENÇÃO DE CRITICAR OU SER DESELEGANTE... INSISTENTE FUI, É VDD... ISSO É VDD.... DISSE QUE NÃO FAZIA MUITO SENTIDO P MIM.....PEDI VARIAS VEZES "POR FAVOR" E QUE LÊSSEM COM C A L M A, POIS HAVIA PERCEBIDO QUE DE FATO ERA CONFUSO, AQUILO QUE EU TENTAVA EXPRESSAR!!.. - FINAL DO DIA - SUA RESPOSTA CONTINUA ERRADA, SEM ATENDER AO MEU CASO, CONFORME EXPLICADO HÁ POUCO.

ESPERO CONTINUAR USANDO O CANAL E QUE VC TENHA UM POUCO DE RESPEITO, E NAO FIQUE FAZENDO INTERPRETAÇÕES!!! QUANDO EU QUISER CRITICAR, PODE ESTAR CERTO QUE ISSO VAI FICAR "MAIS DO QUE CLARO", ....AGORA POR EXEMPLO, ESTOU CRITICANDO!!! NAO GOSTEI DA SUA POSTURA, DO SEU TOM, NEM DA QUALIDADE DAS SUAS RESPOSTAS, E ESTOU DENTRO DO MEU DIREITO!!

E FAÇA A GENTILEZA DE NAO FALAR MAIS COMIGO, NÃO ME MANDAR NENHUM TIPO DE RESPOSTA!!!, POIS NAO VOU PAGAR PARA PASSAR NERVOSO!! O YAN É MUITO MAIS EDUCADO E PREFIRO TRATAR DIRETO COM ELE!!VC É EXTREMAMENTE DESRESPEITOSO, E SEM NOÇÃO!!!!!!

VOU ENVIAR ESSA MENSAGEM AS ÁREAS RESPONSAVEIS E NOSSO CONTATO SE FINDA AQUI!!"

Catia,

Vc é muito sem noção, eu não trabalho no Alura. Sou ALUNO como vc, que por sinal não deve ter muito educação escreveu tudo em caixa alta.

Escrevi em caixa alta para dar enfase, contra a falta de percepção em refazer a aula que NÃO ENTENDEU.

Só quis ajudar, desculpa, se eu não entendi a sua ignorância com relação ao terminal/console.

E só finalizar a pergunta, com solucionado. E nunca mais vou tentar te ajudar novamente.

não vai me ajudar mais??? nossa faz esse favor, não me ajude nunca mais..!!!

Cátia,

Vc é muitíssimo chata, vou rezar para seu marido ter muita paciência.

orar, faz bem!!! otima noite pra !!! Fica em paz,!! vamos para de brigar, blz??? !!!

Catia,

Minha intenção não era essa de brigar, sou um ser que procura a Paz. Principalmente com mulheres bonitas é nervosas, minha esposa que o diga. Obrigado!