4
respostas

Erro ao tentar se conectar ao banco de dados oracle, erro de ES: the networking adpter coulg not establish the connection

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Tela 7: Meu computador->Servicos, pesquisei no you tube mas nao tenho o servico OracleServicesORCL para habilitar a sua  execução,

Na imagem: Tela 7, tentei resolver vendo o seguinte vídeo no youTube mas mesmo assim, nao foi possível, vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=BrxjEi77Ngo&t=74s

4 respostas

Acredito que faltou o nome totalmente qualificado na composição do host dentro do tnsnames.ora Teste por exemplo nos locais onde existe o nome do seu computador no arquivo 'tnsnames.ora':

LAPTOP-NELSON-GBM.mshome.net

caso esteja utilizando algum dominio ou alguma configuracao de rede via active directory, procure o nome qualificado do dominio ad digitando

IPCONFIG /ALL

na tela de prompt, e se estiver em algum dominio especifico troque o '.mshome.net' pelo dominio que aparece na linha onde esta escrito "Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :"

Paulo Luiz obrigado por ter respondido, mas eu alterei o host do arquivo tnsnames para: LAPTOP-NELSON-GBM.mshome.net e tb fui até o "Sufixo DNS específico de conexão "e não tinha nada escrito e ainda não deu certo as alterações. Creio que estou com um problema de administrador system eu não sei, pois entrei como administrador no SQL Plus e deu esse erro: erro de adaptador de protocolo. Sabe como resolver? por favorInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olhei os prints novamente parece que esta faltando um dos servicos principais, "OracleServiceXE" que é desta versao 18 que voce esta utilizando, no momento da instalação apareceu alguma mensagem de erro? ou ficou algum boot pendente? ou voce removeu alguma versao e instalou esta novamente? Pela falta deste serviço principal que esta no print, vale a pena tentar remover tudo, atualizar o java e tentar instalar novamente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Exatamente Paulo pior que eu não tive nenhum problema de instalação da OracleServiceXE" que é desta versao 18. Mas esse serviço eu não tenho (nao sei por qual motivo) para habilitar sua execução, vou tentar reinstalar tudo novamente, até esse serviço aparecer. Obrigado.