1
resposta

Erro ao tentar rodar o servidor em uma máquina diferente da inicial, a qual hospedei o mesmo.

Ao rodar o servidor django em um ambiente virtual em outra máquina, sem ser a inicial, da qual comecei o projeto, aparece a seguinte mensagem:

No Python at '"C:\Users\Quality\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps\PythonSoftwareFoundation.Python.3.12_qbz5n2kfra8p0\python.exe'

Esse caminho se refere ao usuário da máquina inicial, já tentei reinstalar o python e marcar a caixinha do path. Fui no diretório exigido na máquina inicial, colei o python.exe e ao voltar para a outra máquina e rodar o servidor, deu o mesmo erro.

Gostaria de saber também, qual o vínculo entre essas máquinas? Estou tentando rodar o servidor em uma outra máquina e está me apontando um erro na máquina inicial, que consigo rodar o servidor tranquilamente

1 resposta

Oii, Yuri, tudo bem?

O problema está relacionado ao ambiente virtual que você configurou na máquina inicial. Quando você cria um ambiente virtual, ele armazena o caminho absoluto para o interpretador Python que foi usado na criação. Portanto, ao tentar usar esse mesmo ambiente virtual em outra máquina, ele ainda tenta referenciar o caminho do Python na máquina inicial, o que causa o erro.

Você pode resolver assim:

• Crie um novo ambiente virtual na nova máquina: abra o terminal ou prompt de comando na nova máquina, navegue até o diretório do seu projeto Django, crie um novo ambiente virtual com o comando:
python -m venv venv

A partir daí, ative o novo ambiente virtual:

venv\Scripts\activate
  • Instale as dependências do projeto: no terminal, (com o ambiente virtual ativado) instale as dependências listadas no arquivo requirements.txt do seu projeto:
pip install -r requirements.txt
  • Rode o servidor Django: ainda com o ambiente virtual ativado, rode o servidor Django:
python manage.py runserver

Sobre o vínculo entre as máquinas, não há um vínculo direto. O problema aparece porque o ambiente virtual criado na máquina inicial contém caminhos específicos dessa máquina, e ao tentar usar esse ambiente em outra máquina, esses caminhos não são válidos.

Se outra dúvida surgir, estamos por aqui.

Abraços! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.