5
respostas

Erro ao tentar rodar o Eclipse.

Eu clico para iniciar o Eclipse e aparece esse erro: "A Java Runtime Enviroment (JRe) or Java Development Kit (JDK) must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine was found after searching the following locations: C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251\bin"

5 respostas

Oi Guilherme, tudo bem?

Veja se o diretório jre1.8.0_251\bin está mesmo localizado nesse local: C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251\bin. Eu recomendo checar também se as configurações do PATH estão configuradas corretamente como mostrado no passo a passo da instalação e configuração do JDK.

Espero que isso ajude, se o problema persistir é só avisar aqui que a gente procura outra solução!

Bons estudos!!

Thiago, fiz o passo certinho e o "java.exe" está localizado no "C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251\bin". Infelizmente ainda da o mesmo problema.

Eu abri o instalador do Eclipse de novo e "reinstalei", ai abriu. Mas ainda vou ver se quando desligar e liga o PC de novo se vai rodar o Eclipse.

Oi Guilherme, acredito que o problema esteja nas variáveis de ambiente e o Eclipse não está conseguindo encontrar o caminho correto até a JVM.

Vai nas Variáveis de Ambiente, na seção das Variáveis de usuário, clica na opção Novo... e completa com o nome da variável PATH e no valor coloca o caminho para a pasta bin que vimos antes:

Imgur

Encontrei um vídeo de uma pessoa fazendo isso e aparerentemente funcionou para algumas pessoas.

Se não der certo, tente alterar as propriedade de inicialização do Eclipse, para que ele use a JVM que nós vamos especificar. Para fazer isso, vamos acessar o arquivo eclipse (veja que ele é do tipo Parâmetros de configuração):

Imgur

Dentro do arquivo de texto, procure pelo parâmetro -vm e cole o caminho da JVM que você quer utilizar no Eclipse:

Imgur

Outra forma menos elegante, mas que funcionou para algumas pessoas seria simplesmente pegar o arquivo javaw, que pode ser encontrado tanto no diretório do JRE quanto do JDK, e jogá-lo na pasta do Eclipse:

Imgur

Imgur

Bom, essas são algumas alternativas que talvez resolvam o seu problema. Mas se mesmo assim não funcionar, avisa aqui que a gente ainda dá um jeito de fazer o Eclipse rodar! rs

Bons estudos!!

"Eu abri o instalador do Eclipse de novo e "reinstalei", ai abriu. Mas ainda vou ver se quando desligar e liga o PC de novo se vai rodar o Eclipse."

Opa, só vi depois a sua resposta! Mas que ótimo, o Eclipse provavelmente configurou as coisas do jeito certo automaticamente quando você reinstalou, então é quase certeza de que agora funciona sem problemas! :D

Se surgir qualquer outro problema ou dúvida durante o curso, estamos à disposição!

Bons estudos!!